Escritório dinamiza compras e faz dinheiro público render mais
O Escritório de Compras Públicas de Cascavel comemora nesta sexta-feira três anos de criação. Oficialmente inaugurado em 31 de julho de 2017, ele era uma antiga ambição dos mais diferentes setores organizados locais. Para que a estrutura fosse materializada, foi formada uma força-tarefa, envolvendo representantes de órgãos públicos e entidades empresariais, para buscar subsídios e então decidir sobre a formatação ideal para o escritório local.
"Com essa estrutura, abre-se uma nova possibilidade de negócios e de inserção de empresas locais em um grande mercado", disse durante a inauguração, há três anos, o então presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Edson José de Vasconcelos. E todos os que se envolveram nesse projeto estavam certos, porque muita coisa mudou localmente no que se refere às compras públicas, segundo o consultor do Sebrae Adir Mattioni, um dos que contribuíram com o projeto.
Somente a prefeitura, considerando todas as secretarias, diretorias e órgãos, compra na cidade perto de R$ 400 milhões por ano. Considerando todas as estruturas públicas, federais e estaduais em atuação no município, o valor anual destinado a aquisições chega a R$ 1 bilhão. "Realmente, é uma cifra impressionante e essa se transforma em uma grande oportunidade sim às empresas locais", reforça o atual presidente da Acic Michel Lopes.
O secretário municipal de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, observa que várias mudanças aconteceram desde que o escritório passou a funcionar. "Os empresários, a partir de cursos, treinamentos e palestras sobre os mais diferentes assuntos ligados a licitações, entenderam que é sim oportuno poder participar desses certames, que em Cascavel estão bastante transparentes".
Entre os resultados já sentidos estão o aumento considerável do número de empresas participantes das licitações, e muitas delas locais, e, com isso, cresceu o volume de pessoas jurídicas com sede em Cascavel vencedoras. Assim, costuma afirmar o prefeito Leonaldo Paranhos, consegue-se alcançar a essência do projeto, que é fazer com uma fatia maior desse dinheiro permaneça, circule e contribua com o contínuo desenvolvimento local. O Escritório de Compras Públicas funciona na Acic, de segunda a sexta, em horário comercial. (Foto: Divulgação)