Em time que está ganhando...
A antecipação, de outubro para agosto, deve ser mesmo a única novidade importante na eleição da nova mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná. A julgar pelo que se comenta nos bastidores, a composição da mesa diretiva não deve sofrer modificações nos cargos mais estratégicos. A única alteração certa é na 3ª secretaria, atualmente ocupada por Marcel Micheletto, que acabou de virar secretário de Estado e ceder sua vaga de deputado ao cascavelense Gugu Bueno.
"Tenho sentido aqui na Casa, e os números retratam isso, que o presidente, o primeiro secretário e demais integrantes da Mesa têm atendido de maneira satisfatória todas as necessidades dos deputados, todas as comissões têm tido apoio para exercer seu papel com a maior tranquilidade possível", declarou o líder governista Hussein Bakri, indicando a permanência de Ademar Traiano na presidência e Luiz Claudio Romanelli na primeira secretaria. Juntos, esses dois é que dão as cartas na Casa.
Originário do Sudoeste paranaense - nasceu em Francisco Beltrão, mas ingressou na política como vereador e depois prefeito de Santo Antônio do Sudoeste -, Traiano cumpre seu oitavo mandato na Assembleia, onde está desde 1991, e possui a seu favor não só a vasta experiência, mas também uma incomum capacidade de articulação.
A liderança que exerce entre seus pares pode ser medida no número de mandatos já exercidos no comando da Assembleia, pois já foi eleito presidente por três vezes, sempre com ampla margem de votos.