Assentamento rural tem escola regularizada
Foi assinado nesta terça-feira (21), em Curitiba, o termo de cessão de uso entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Prefeitura de Cascavel de uma área de um hectare para regularização da Escola Municipal de Campo Zumbi dos Palmares, que funciona dentro do Assentamento Valmir Mota de Oliveira. O documento foi firmado pelo superintendente regional do Incra/PR, Robson Luís Bastos, e pelo prefeito Leonaldo Paranhos, na presença do suplente de senador Plínio Destro.
O prazo da cessão é de 20 anos contados da data de assinatura, podendo ser prorrogado por igual período desde que haja interesse das partes. Para o superintendente do Incra, essa etapa é importante para a consolidação da escola. "Com a cessão formalizada, há a segurança jurídica necessária para que outras melhorias possam ser implantadas no local. A educação no campo é importante para viabilizar o trabalho dos assentados, ao mesmo tempo em que as crianças terão um espaço adequado e próximo aos lotes para continuar os estudos", disse Bastos.
Além do termo de cessão, foi dada anuência, pelo Incra, para que a Escola Zumbi dos Palmares seja incluída no Programa de Eficiência Energética da Copel Distribuição S.A.. A proposta do município é a instalação de painéis de energia solar na escola, em uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e a Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
A escola tem 854,20 metros quadrados de área construída, com seis salas de aula, laboratório de informática, área administrativa, cozinha, pátio coberto e banheiros. Ela fica no imóvel Fazenda São Domingos, às margens da BR-277, e atende cerca de 120 alunos em período integral. (Foto: Divulgação Incra)