Só o primeiro passo
A notificação informando às concessionárias de que o Estado não tem interesse em renovar os atuais contratos de pedágio é importante, sim, mas apenas a primeira de uma série de ações que um governo preocupado em salvaguardar os interesses da população precisaria desenvolver para corrigir a injustiça histórica cometida com os usuários do chamado Anel de Integração. Nenhum outro negócio deu tanto lucro no Paraná ao longo das últimas duas décadas quanto a administração privada das principais rodovias graças a uma negociação que, conforme restou comprovado ao longo dos anos, se configurou como uma espécie de loteria para os exploradores da malha viária. Os paranaenses foram desde o princípio (e continuam sendo) reféns de contratos que, à luz do bom senso, deveriam ter sido anulados no dia seguinte à assinatura, mas foram estranhamente mantidos por sucessivos governos e causaram prejuízos irreparáveis aos usuários.
Emprego
De acordo com levantamento do Ministério do Trabalho, o Paraná foi a unidade da Federação que mais intermediou vagas pelas Agências do Trabalhador no primeiro trimestre deste ano. Das 137.429 vagas intermediadas pelo Sine no período, 34.691 foram ocupadas no Estado.
Paralisação
Hoje, dia em que a Assembleia Legislativa deveria começar a votar uma reposição de 2,76% para os salários do funcionalismo público do Paraná, um grupo de servidores iniciou uma vigília em frente ao Palácio Iguaçu para cobrar o cumprimento da data-base e acenar com a possibilidade de uma nova greve. A pressão deu certo e a votação foi adiada.
Prejuízo
Segundo cálculos da APP-Sindicato, o Estado deve algo como 12% a cerca de 300 mil servidores - 180 mil ativos e 120 mil aposentados. Esses e outros números foram apresentados em uma reunião hoje cedo com a governadora e da qual também participaram cinco secretários estaduais.
Recado
Uma atitude certa por via errada é como se pode definir a invasão de um hacker que deixou o portal da Prefeitura de Cascavel 15 horas fora do ar, entre ontem e hoje. "A Firma do Underground não para, em peso até o final do ano nas atividades. Corrupção há em todo lugar, mas no Brasil virou cultura política", diz a mensagem postada pelo invasor e concluída com um "Fora Temer".
Adiamento
Diferentemente do que estava previsto, a Câmara não apreciou na sessão de hoje o projeto alterando o valor da cesta básica concedida aos servidores municipais de Cascavel. Um pedido de vistas do vereador Sebastião Madril relativo às formas de concessão do benefício fez com que a votação fosse adiada.
Sucesso
O encerramento da Fartal 2018 foi marcado por mais uma quebra de recorde de público. No domingo mais de 85 mil pessoas circularam pela feira, que neste ano celebrou o 104º aniversário de Foz do Iguaçu.
* Pílulas
* Correta, sem dúvida, a decisão de Cida Borghetti de fechar o Escritório de Representação do Governo do Paraná em Brasília. * Ela própria já passou por lá e sabe que o órgão nunca passou de um espaço para abrigar algum amigo do governante de plantão à custa do contribuinte. * Por falar em Cida, o prazo de 15 dias pedido por ela para responder sobre a desapropriação da área destinada ao Aeroporto Regional já venceu faz tempo, e nada. * Jacqueline Parmigiani, pré-candidata ao Senado pelo PSol do Paraná, é professora concursada da Unioeste. * E mais: já se submeteu ao crivo das urnas e não foi nada bem, pois fez míseros 891 votos como candidata à Prefeitura de Toledo em 2016. * A mais nova pesquisa Datafolha mostrou que 45% dos brasileiros acreditam que a vida vai melhorar após as eleições de outubro. * E vai mesmo, mas desde que os eleitores expurguem da vida pública aqueles que nela estão de olho na prerrogativa de foro e outras benesses. * Maurício Fanini, ex-diretor da Seed e um dos delatores da Operação Qudro Negro, que estava preso em Brasília, foi trazido de volta a Curitiba nesta segunda-feira.