Amop acata determinação do Estado, mas promete recorrer
Na reunião por videoconferência realizada nesta quarta-feira (1) pela Amop, deu o que já era esperado. Os prefeitos participantes acataram o decreto baixado ontem pelo governador Ratinho Junior, mas decidiram recorrer para pedir um relaxamento das medidas, até para dar uma satisfação à população de seus municípios.
Vale lembrar que a região da Amop foi uma das mais atingidas pela nova quarentena, pois todos os seus municípios estão na lista na medida em que suas três regionais de saúde figuram entre as que apresentam maiores índices de casos confirmados e óbitos do Estado proporcionalmente à população.
Os prefeitos deliberaram que a Amop deve apresentar um protocolo ao Estado pedindo a revisão das medidas com o argumento de que muitos municípios da região estão com a situação absolutamente sob controle. E para fundamentar esse documento, cada município ficou de encaminhar até amanhã à entidade os seus argumentos.
MAIS LEITOS
Segundo o presidente Rineu Menoncin, que é prefeito de Matelândia, a Amop também fará uma nova cobrança por mais investimento do Governo do Paraná. A ideia é que a Secretaria de Estado da Saúde instale de 50 a 60 novos leitos de UTI na região, para assegurar que nenhum paciente grave fique sem o devido atendimento.
Veja aqui a íntegra do decreto 4.942/2020, assinado ontem por Ratinho Junior. (Foto: Divulgação)