Boas ideias existem
O Legislativo brasileiro não tem sido exatamente um laboratório de grandes ideias, mas vez ou outra surgem algumas dignas de aplausos. São os casos, por exemplo, de duas tornadas públicas nesta semana, uma de âmbito estadual e outra de âmbito nacional. No Paraná, o deputado oestino Elio Lino Rusch protocolou projeto na Assembleia Legislativa propondo que 80% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas a estudantes paranaenses. Nada mais justo na medida em que os contribuintes do Estado bancam praticamente 100% do custo dessas instituições. Já em Brasília, passou pelo crivo da CCJ da Câmara Federal projeto do deputado sul-mato-grossense Waldemar Moka obrigando os presidiários a pagarem uma espécie de "taxa de hospedagem" pelo período em que permanecerem atrás das grades para cumprir suas penas. Justíssimo também, pois, como se diz no jargão policial, sustentar vagabundo não é atribuição das pessoas de bem.
Velho conhecido
O administrador de empresas Virgílio Moreira Filho, nomeado por Cida Borghetti como secretário especial de Desenvolvimento Econômico do Paraná, não chega a ser uma novidade. É o mesmo que foi nomeado como secretário estadual de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul em maio de 1995 pelo então governador Roberto Requião.
Mesmice
Jair Bolsonaro encontra no histórico de seu novo partido uma dificuldade adicional ao esforço para assumir a bandeira de "antídoto" aos muitos males que o atual governo tem feito ao País, pois o PSL votou em peso com Michel Temer. E seu antigo partido, o PSC, também orientou a bancada nesse sentido, embora ele (Bolsonaro) tenha votado pelo impeachment.
Agora vai!
O caso da Operação Quadro Negro tem tudo para avançar rapidamente na Justiça depois que o ministro do STF Luiz Fux decidiu enviar o processo para a primeira instância. É a chance de Beto Richa buscar provar antes das eleições de outubro próximo se a delação de Maurício Fanini foi, como diz, forjada para prejudicá-lo na campanha que vai começar daqui a pouco.
Nanci na...
A vereadora Nanci Rafagnin recebeu uma pena branda (30 dias de suspensão) do Conselho de Ética da Câmara de Foz do Iguaçu, mas ainda vai ter muita dor de cabeça por ter ido assistir ao Rock in Rio enquanto estava afastada por supostos problemas de saúde.
...mira do MP
É que o Ministério Público propôs ação por improbidade e denúncia criminal contra ela, acusada de ter usado um atestado médico falso para poder viajar. A vereadora se disse "surpresa" com as duas medidas do MP, ambas ajuizadas ontem.
* Pílulas
* O ministro Dias Toffoli decidiu nesta semana remeter para a primeira instância mais um dos processos contra Alfredo Kaefer que estavam parados no Supremo. * Trata-se do Inquérito 4525, que apura eventual prática dos delitos de sonegação de contribuição previdenciária e corrupção passiva e ativa por parte do deputado cascavelense. * O Centro Esportivo Ciro Nardi teve iniciadas nesta semana as obras de revitalização do ginásio de esportes e da pista de atletismo. * A expectativa dos usuários é que com os R$ 580 mil de investimento o espaço volte a ser o local preferido dos cascavelenses amantes da prática esportiva. * O lançamento da pré-candidatura de Lula em Contagem (MG) foi marcado pela ausência absoluta da imagem da principal estrela petista. * Como o ex-presidente está preso, Gleisi Hoffmann havia prometido um holograma com a imagem tridimensional dele, mas nem isso aconteceu. * A bancada do PSDB na Câmara Federal está advogando uma redução drástica do custo da máquina pública. * Mas não deu um pio sequer quando a Polícia Federal provou que o dinheiro desviado dos cofres da União bancou as campanhas de Aécio Neves e outras estrelas tucanas. * A governadora Cida Borghetti está entregando neste sábado de manhã novos conjuntos de casas populares em Tupãssi e Formosa do Oeste.