Coopavel inova e cria o Show Rural de Inverno
A inovação é uma das marcas fortes da Coopavel, cooperativa agroindustrial que em 15 de dezembro vai comemorar os seus 50 anos de fundação. Atenta ao que ocorre no mundo, à demanda do campo e com o suporte do melhor da tecnologia, a Coopavel cria o Show Rural de Inverno, evento técnico que levará o melhor em informações e conhecimentos aos produtores por meio de canais digitais e de plataformas on-line de comunicação.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, afirma que a Coopavel inova mais uma vez para levar aos agricultores conteúdo de ponta sobre culturas que, em função da época do Show Rural, em fevereiro (verão), não são apresentadas com o destaque que merecem. "Agora, com esse novo evento totalmente digital, vamos aprofundar a disseminação de conhecimentos sobre cultivos de inverno, principalmente sobre trigo".
Para compartilhar o melhor do conhecimento atualmente disponível sobre culturas de inverno, a Coopavel contratou uma produtora que já produz os conteúdos. Apenas sobre o trigo, para citar um exemplo, serão 20 capítulos, programas de curta duração veiculados pelo youtube, site, Instagram e Facebook, diz o coordenador geral do Show Rural, o agrônomo Rogério Rizzardi. "Teremos imagens mostrando todas as fases das culturas e detalhamento técnico repassado por especialistas de renome em todo o País". E esse material ficará nesses canais à disposição para consulta a qualquer tempo e de qualquer lugar.
Tudo que se refere ao trigo será cuidadosamente exibido e comentado. Os capítulos iniciais deverão ser exibidos ainda no mês de junho. "Os produtores vão ter acesso a questões amplas sobre mercado, vantagens da cultura, variedades, técnicas de plantio, tratos culturais, manejos em geral, colheita, tecnologias de ponta para melhorar performance e resultados, dessecamento, entre outros", explica a gerente do Show Rural, Adriana Gomes.
Dilvo Grolli ressalta que o trigo tem grande importância à economia brasileira. "E hoje, com as novas tecnologias e as condições que temos, a triticultura tem tudo para ser uma das grandes commodities nacionais, ao lado da soja e do milho". O Brasil consome de 12,5 milhões de toneladas por ano e a safra nacional chega à metade disso. "O trigo é uma grande oportunidade de renda aos produtores rurais e o Paraná tem as melhores condições de crescimento na cultura", informa o presidente da Coopavel.
O presidente afirma também que o trigo está entre os produtos que os consumidores brasileiros e do mundo mais usam devido à sua facilidade de preparo e consumo. O trigo tem mercado em todos os países, observa Dilvo. "Por isso, a tendência é de crescimento na demanda".
INOVADOR
O evento técnico on-line da Coopavel, além de mostrar os campos experimentais da própria cooperativa, onde há 32 anos acontece o Show Rural, tratará imagens e informações de lavouras de trigo, depoimentos de produtores e também de laboratórios de pesquisa em geral, sempre com a participação de autoridades no assunto. Outras culturas vão ser amplamente apresentadas, como aveia, triticale, fruticultura, adubação verde e pastagens.
LIÇÕES
As lições aprendidas em mais de 30 anos de Show Rural Coopavel facilitam a construção de um novo evento. Mesmo assim, por ser essencialmente virtual, a formatação apresenta inúmeros desafios. "Criamos uma comissão e ficamos meses pensando na melhor forma de o evento ser construído, produzido e levado ao público. Será, a exemplo do Show Rural Coopavel que está entre os três maiores do mundo, um enorme desafio e, principalmente, um aprendizado extraordinário", afirma Dilvo Grolli.
A exemplo do primeiro de 32 anos atrás, o Show Rural de Inverno também começará com apenas 15 empresas. "São parceiros que entenderam a proposta e que, como nós, querem estar na vanguarda de um projeto que, sem dúvida, fará muito bem aos agricultores do Brasil e do mundo", conforme Rogério Rizzardi. (Foto: Divulgação)