Zado vai esperar poeira baixar para montar equipe de governo
"Vou assumir daqui a pouco, mas sem cerimônia", declarou o vice Evandro Miguel Grade, o Zado (PDT), logo após receber o Decreto Legislativo assinado pelo presidente da Câmara, Paulo Júlio Vasatta (SD), única coisa que faltava para ser efetivado no comando da administração municipal de Santa Helena em substituição ao prefeito Airton Copatti (MDB), cassado às 2h da madrugada de ontem.
Econômico nas palavras, Zado antecipou ao Alerta Paraná que só irá começar a pensar na composição de seu secretariado na próxima semana. "Montarei uma equipe a partir de critérios técnicos e políticos para ter eficiência e governabilidade", declarou ele, que é gaúcho de Tenente Portela, mas chegou ainda muito novo a Santa Helena.
Hoje com 36 anos, Zado começou a tomar gosto pela política aos 18, quando entrou na administração municipal como estagiário da área de esportes. Carismático e bem articulado, progrediu rápido e chegou a chefe de Gabinete da gestão de Rita Schmidt e vereador na legislatura passada antes de virar vice-prefeito.
COPATTI
A cassação de Airton Copatti (MDB) foi decidida em uma sessão da Câmara com nada menos que dez horas de duração. Dos nove vereadores, seis (dois terços) decidiram afastá-lo pela prática de improbidade administrativa já que, ao longo da investigação, ficou demonstrado que ele pagou gratificações a concursados de forma indevida e criou cargos que não poderia para beneficiar alguns servidores e empregar familiares em funções comissionadas (nepotismo). A defesa do prefeito afastado deve recorrer. (Foto: Jornal Correio do Lago)