Mais de 65% são a favor do adiamento das eleições
Diante da escalada da pandemia do coronavírus, Congresso Nacional e TSE (Tribunal Superior Eleitoral) se mobilizam para adiar as eleições municipais de 2020, marcadas para 5 (primeiro turno) e 25 (segundo turno) de outubro. E no que depender da maioria dos eleitores, a medida será muito bem vinda.
65,3% de 2.280 eleitores de 230 municípios brasileiros ouvidos entre os dias 23 e 26 deste mês pela Paraná Pesquisas se mostraram favoráveis ao adiamento, seja para novembro ou dezembro, e só 28,7% defenderam a manutenção das datas previstas.
No mesmo levantamento, tornado público neste sábado (30), 61,8% apontaram como favoritos à reeleição os prefeitos que podem concorrer e estão indo bem nas ações contra a proliferação da Covid-19. Outros 30,6% disseram que isso não terá qualquer influência nas urnas.
A Paraná Pesquisas também perguntou como está sendo a atuação dos prefeitos na crise do coronavírus e obteve os seguintes índices: ótima 14,1%, boa 28,2%, regular 26,2%, ruim 11,6% e péssima 17,1%.
NOVEMBRO OU DEZEMBRO
Em entrevista nesta semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que Congresso e TSE estudam o adiamento das eleições municipais para novembro ou dezembro. A ideia inicial é realizar o primeiro turno em 15 de novembro, a depender das condições técnicas de saúde.
?Para tomar uma decisão a gente precisa estar baseado em números, dados concretos. Para isso acho que a gente tem que reunir, organizar um grupo técnico para dar os elementos?, disse ele, descartando a tese de prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.