Quando o povo paga a conta!
Se quiserem ter vida longa na política, os vereadores de Cascavel precisam repensar algumas atitudes. Não tem passado despercebido, ao menos dos mais atentos, o fato de praticamente toda sessão da Câmara conter algum projeto ou coisa que o valha prestando homenagem a viventes e falecidos. E olha que isso não se limita apenas às sessões, pois às 19h desta terça-feira a Casa abrirá as portas, excepcionalmente, para homenagear algumas dezenas de pessoas que ajudaram, cada qual à sua maneira, para que fosse instalada no bairro Interlagos uma UPS (Unidade Paraná Seguro). Auxiliar em uma situação como essa é uma obrigação de todo cidadão que dela se beneficia. Iniciativas como a desta noite, em última análise, representam um gasto extra a ser bancado por toda a comunidade e que por isso deveria ser evitado. Não tem melhor forma de os vereadores homenagearem os contribuintes do que cumprindo de forma zelosa as suas verdadeiras atribuições (legislar e fiscalizar), pois só isso é garantia de que o dinheiro dos impostos será gasto corretamente.
Perguntar...
O acampamento de petistas e aliados em defesa da libertação de Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o último dia 7 na PF de Curitiba, vem rendendo sucessivos e acalorados debates em um grupo cascavelense de Whatsapp que reúne de jornalista a professor da Universidade do Oeste.
...não ofende
Um dos integrantes do grupo postou nesta terça-feira a seguinte mensagem: "Gostaria de saber se é verdade que tem professor que, depois de um ano em Cuba, voltou e não está em aula porque se encontra no acampamento em Curitiba. Deve ser escoteiro!"
A ver navios I
Como pela quinta vez do ano passado para cá não surgiu uma viva alma endinheirada para arrematar os bens da unidade do Grupo Zadville em Marechal Cândido Rondon, os ex-funcionários seguem sem receber o que têm direito. Por conta disso, um grupo já se articula para realizar uma manifestação a fim de cobrar publicamente a Justiça.
A ver navios II
A situação dos ex-funcionários da Zadville se assemelha à de muitos atuais e ex-trabalhadores do grupo cascavelense Diplomata, que conseguiu driblar a Justiça e, ao que parece, jogar para o além o passivo trabalhista de várias de suas empresas. Detalhe: os dois casos estão com o juiz Pedro Ivo Lins Moreira, que tem adotado um silêncio sepulcral sobre ambos.
Aprendizado
A Câmara de Cascavel virou sala de aula para um grupo de acadêmicos do 5º período de Direito da Univel na tarde desta terça-feira. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências da Casa, conversar com vereadores e assessores legislativos e acompanhar toda a sessão ordinária. Se gostaram do que viram e ouviram, é outros quinhentos.
Turismo
Falta só a sanção do Executivo para virar lei o projeto que cria a Região Turística Riquezas do Oeste. A proposta da deputada Claudia Pereira, já aprovada pela Assembleia Legislativa em redação final, integra a esse polo turístico os municípios de Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Corbélia, Formosa do Oeste, Iguatu, Jesuítas, Lindoeste, Maripá, Nova Aurora, Palotina, Quatro Pontes, Santa Tereza do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Toledo e Tupãssi.
* Pílulas
* O jovem Ratinho Júnior deu uma demonstração de maturidade ao orientar a bancada de 17 deputados do PSD e PSC a votar de forma independente em relação ao Governo Cida Borghetti na Assembleia Legislativa do Paraná. * Muitos políticos veteranos e de conduta bem conhecida agiriam unicamente de acordo com seus interesses eleitorais e orientariam a mesma "oposição burra" de outros carnavais pré-eleitorais. * Ao contrário do que estava previsto, a presidente Carmen Lúcia não pautou para julgamento na sessão de hoje do STF o pedido de punição a Sérgio Moro. * A queixa contra o juiz da Lava Jato foi baseada no fato de ele ter autorizado, em 2016, a divulgação do áudio em que Dilma Rousseff combinava com Lula a entrega do termo de posse do ex-presidente como ministro da Casa Civil. * Para reivindicar cascalhamento do acesso ao acampamento e a libertação de Lula, integrantes do MST bloquearam hoje a entrada da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu. * A PF não quer mais Lula em sua Superintendência de Curitiba. O pedido de transferência foi feito com base no custo para tal, estimado em R$ 10 mil por dia com diárias, deslocamentos e servidores extras. * Acontece às 19h30 desta terça-feira, no auditório da Unipar, o lançamento do documentário "Inclusão e Cidadania: a Trajetória da Apae de Cascavel".