Hostílio Lustosa dará nome a moderno complexo de saúde
Levará o nome do ex-vereador e ex-prefeito Hostílio Lustosa dos Santos Filho, falecido há um ano, o Complexo de Saúde do Bairro Floresta, que será o maior e mais moderno de Cascavel e cuja ordem de serviço foi assinada ontem (22) pelo prefeito Leonaldo Paranhos.
Além da unidade de saúde, o completo terá academia, pista de caminhada e quadra de skate, custará R$ 3 milhões deverá ser concluído em até 14 meses. "Vai proporcionar quatro vezes mais atendimentos para pacientes do que se atende hoje lá na unidade do Floresta", afirmou o secretário de Saúde, Thiago Stefanello.
Sobre a escolha do nome de Hostílio, Paranhos disse que "é uma homenagem a um pioneiro, pessoa que fez um trabalho brilhante por Cascavel".
HISTÓRICO
Amante do futebol e um "pelezista"de carteirinha, Hostílio faleceu no dia 22 de maio de 2019, aos 69 anos, depois de lutar quase 90 dias contra um problema de saúde que o levou a perder os dois rins.
Nascido em Palmas (PR) em 14 de fevereiro de 1950, ele se mudou com a família em 1969 para Cascavel, onde o pai (que era funcionário da Receita Estadual) adquiriu uma lanchonete. Bacharel em Ciências Contábeis, foi vendedor, contabilista e agricultor, mas se destacou mesmo na vida pública.
Por seu ótimo desempenho como líder estudantil (foi presidente do DADA/Fecivel, depois DCE da Unioeste, integrante da UPE e participante da reestruturação da UNE), foi convidado por Victório Moretti a ingressar no MDB e rapidamente se destacou na organização partidária.
Elegeu-se vereador em 1982 com 1.647 votos, já pelo PMDB, assumindo em 1983 ao lado de muito conhecidas como Hermes Frangão Parcianello, Renato Silva, Aldo Parzianello, Toninho Trento, Marlise da Cruz e Dercio Galafassi, dentre outros.
Desenvolveu um mandato produtivo, com destaque para a organização comunitária, eletrificação rural, organização do sistema viário, um dos projetos que originaram a atual Acesc (Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Cascavel), estradas e escolas rurais. Em meio ao mandato, porém, foi chamado pelo então prefeito Fidelcino Tolentino para comandar a Secretaria Municipal da Administração, sendo substituído na Câmara pelo suplente Elizeu Schmitt.
Em 1988 Hostílio foi eleito vice de Salazar Barreiros e, posteriormente, ainda foi presidente da Codevel (Companhia de Desenvolvimento de Cascavel) na segunda gestão de Tolentino. Nos últimos anos se dedicou à assessoria parlamentar, tendo trabalhado com o ex-senador Osmar Dias e o ex-deputado federal Alfredo Kaefer.