Edgar Bueno mais uma vez? Por que não?!
Paulo Porsch
Aproximam-se as eleições municipais e na nossa Cascavel os pretendentes ao principal cargo do Município começam a se posicionar de forma mais clara.
Entre os postulantes ao cargo está o experiente Edgar Bueno, prefeito por três vezes e que coloca seu nome à disposição dos cascavelenses para um novo mandato.
Mas, depois de 12 anos à frente do Executivo municipal, conquistas e desgastes contabilizados, as questões que se colocam são: por que Edgar busca mais um mandato de prefeito? Terá ele ainda a motivação necessária para enfrentar os problemas cotidianos da "maior empresa de Cascavel"e administrar a cidade por mais quatro anos? Edgar ainda tem lenha pra queimar?
Edgar encerrou o terceiro mandato à frente da Prefeitura de Cascavel em 31/12/2016 e àquela altura pensava ter fechado sua participação na vida pública. No entanto, à medida que avançou a administração Paranhos, mais e mais gente, lideranças e pessoas comuns, passaram a incentivar o retorno de Edgar. Ele mesmo se perguntava: "Será mesmo que devo voltar para mais um mandato?"
Para além do ditado que diz "vox populi, vox dei"(a voz do povo é a voz de Deus), está presente na comunidade a visão de que a nova mudança no comandante do Paço Municipal ficou aquém do desejado e neste contexto, a volta de Edgar passou a ser um chamamento.
A percepção do eleitorado é de que, no comparativo de gestões e estilos de governar, Edgar é de longe o político cascavelense mais preparado. Com vastas conquistas a apresentar em todos os setores da administração pública, a firmeza que Edgar transmite é o porto seguro no momento em que a economia de Cascavel registra alto índice de desempregados e as finanças da Prefeitura caminham para o abismo. O próximo prefeito terá o desafio de administrar na escassez e buscar soluções criativas para os combalidos cofres municipais, obtendo recursos junto aos governos estadual e federal, ao mesmo tempo em que uma estreita parceria com o empresariado deverá ser alinhada.
Nesse decurso, credenciado por projetos audaciosos, caberá a Edgar, ao conquistar o quarto mandato, preparar a Cascavel do futuro, por meio de projetos inteligentes e inovadores, capazes de preparar a cidade para os próximos 30 anos.
O futuro seguramente é uma incógnita e o processo eleitoral nem bem começou, porém a Capital do Oeste tem na figura de Edgar um gestor público capaz de enfrentar o desafio de administrar as esperanças e necessidades da nossa população.
Paulo Porsch é especialista em desenvolvimento local e presidente do PSL em Cascavel