Quatro de cada dez estudantes já formados não pagam conta do Fies
Dados levantados pelo portal G1 revelam mais uma conta salgada para os contribuintes brasileiros. De acordo com o levantamento, já atingiu expressivos 41% o montante de ex-estudantes que não estão honrando os contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), pelo qual conseguiram financiar seus estudos nas universidades privadas brasileiras. A taxa mais que dobrou em menos de quadro anos, pois era de 18,9% em dezembro de 2014.
No mercado, um devedor é considerado inadimplente quando está há pelo menos 90 dias sem pagar o valor devido. Em março passado, esse era o caso de 249.433 ex-universitários. O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) só começou a divulgar dados sobre a inadimplência do Fies em 2015, alegando que antes disso o número de contratos que já estavam na fase de amortização era muito pequeno.
Atualmente, mais de 600 mil estudantes estão pagando as parcelas do Fies, mas cada vez menos conseguem cumprir os prazos das parcelas por conta, principalmente, da falta de empregos para pessoas inexperientes no merco de trabalho. (Foto: Arquivo Os Divergentes)