Samu Oeste conquista o título de utilidade pública
A diretoria do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) terá facilitada sua tarefa na busca por recursos para garantir a manutenção e a melhoria do atendimento médico prestado à população da grande maioria dos municípios do Oeste paranaense. Isso será possível com a aprovação, pela Assembleia Legislativa, do título de utilidade pública proposto pelo deputado Marchel Micheletto.
"É um instrumento importante para o consórcio, um documento necessário e exigido pelo próprio Estado, sem dúvida uma conquista, pois trará à entidade inúmeros benefícios", comemorou o parlamentar de Assis Chateaubriand, que batalhava por isso desde o início de seu mandato, no ano passado.
Em sua justificativa, Micheletto destacou que o Consamu entrou em operação em 2013 e tem realizado ações e serviços na área de regulamentação das urgências, transporte de pacientes graves e atendimento pré-hospitalar ligado ao SUS. Para se ter uma ideia, da inauguração do serviço até setembro de 2019 foram realizados precisos 410.844 atendimentos pelo telefone 192.
O consórcio abrange 43 municípios e uma população de 945 mil habitantes por meio de 21 bases descentralizadas e localizadas em Assis Chateaubriand, Cafelândia, Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Tupãssi, Terra Roxa, Três Barras do Paraná, Guaíra, Guaraniaçu, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Nova Aurora, Santa Helena, Palotina, Santa Tereza do Oeste, Toledo, Céu azul, Quedas do Iguaçu, Corbélia, São José das Palmeiras e Vera Cruz do Oeste. (Foto: Divulgação)