Profissão de educador físico completa 20 anos de existência
A Câmara dos Deputados homenageou nesta quarta-feira, com sessão solene, os 20 anos de sanção da Lei 9.696/98, que regulamentou a profissão de educação física. A iniciativa foi do deputado Evandro Roman, que também presidiu a solenidade no Plenário da Casa.
Professores da área, alunos, federações e confederações e conselheiros federais e estaduais lotaram o plenário e ouviram sobre a importância da atuação desse profissional na educação e qualidade de vida das pessoas.
Doutor em educação física, Roman destacou a importância da Lei para o reconhecimento dado ao papel desempenhado por esses profissionais. "Temos que agradecer a todos aqueles que lutaram e se dedicaram tanto para que hoje pudéssemos comemorar esses vinte anos que nos orgulha muito. Pessoas com o entendimento de que essa profissão precisava de reconhecimento e segurança. Tivemos muitos desafios, chegamos até aqui e temos muitos pela frente. Somos mais de um milhão de profissionais da área e eu parabenizo a todos pela dedicação, pela luta e orgulho de carregar a bandeira dessa profissão tão querida.", enfatizou.
O presidente do Confef (Conselho Federal de Educação Física), Jorge Steinhilbert, salientou a busca pelo reconhecimento da profissão. "Foram três anos de luta aguerrida para que esta Casa reconhecesse esse processo que culminou num instrumento jurídico regulador para valorização da nossa profissão garantindo o direito e a necessidade de atuação de um profissional de educação física".
O presidente do Cref/PR, Antonio Eduardo Branco, parabenizou e agradeceu a iniciativa de Roman e ressaltou o papel do Sistema Confef/Cref, criado pelo Lei 9.696/98. "O conselho serve para defender e fiscalizar a atuação dos profissionais em defesa da sociedade. Hoje podemos comemorar que a ideia da qualidade de vida levada pelos profissionais com segura, perdura na sociedade", afirmou.
A deputada Laura Carneiro, que participou da luta pela regulamentação, há 20 anos, destacou a importância da atividade física na promoção da saúde e no bem-estar. "Hoje, existe uma maior consciência dos efeitos diretos da atividade física sobre o corpo e a mente, em todas as pessoas e em todas as idades", disse. (Foto: Arquivo)