Começa em Curitiba um dos maiores eventos do mundo sobre agroecologia
Começou nesta quarta-feira de manhã a 17ª Jornada de Agroecologia em Curitiba. O evento, que acontece pela primeira vez na capital do Paraná, é considerado um dos maiores do mundo na área de agroecologia e se estenderá até sábado, na UFPR (Universidade Federal do Paraná) e na Praça Santos Andrade.
A Jornada é organizada por mais de 40 movimentos e entidades do Paraná, além de entidades como a organização Terra de Direitos e o Cefuria (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo). O objetivo central é promover e difundir a agroecologia, um modelo de agricultura que tem como principal marca a não utilização de agrotóxicos e transgênicos.
A manhã de hoje foi marcada pela chegada de delegações de todo o Brasil. Agora à tarde será aberta no pátio da reitoria a exposição "Túnel do Tempo", que contará a história da agricultura até chegar ao momento atual e à agroecologia. Já a partir das 19 horas, no Teatro Guaíra, será realizada a conferência de abertura da Jornada com a participação do teólogo Leonardo Boff e da artista Letícia Sabatella.
PROGRAMAÇÃO
A Jornada contará com cerca de 80 atividades, entre elas feira, exposição sobre a história da agricultura, shows, oficinas, conferências e seminários. Esses dois últimos tratarão de temas como as consequências do uso de agrotóxicos à saúde humana e à natureza, educação no campo e a participação das mulheres na agroecologia. (Foto: Arquivo Sossego da Flora)