É muito grave estado de saúde de vítimas de explosão em frigorífico
O setor de assistência social do Hospital Regional Walter Pecoits, de Francisco Beltrão, confirmou há poucos minutos que "é muito grave" o estado de saúde dos dois operários lá internados entre os feridos pela explosão de ontem à noite na unidade frigorífica da Dip Frangos, em Capanema.
Um dos pacientes sofreu fraturas múltiplas e está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O outro, com queimaduras em várias partes do corpo, está em uma unidade especial aguardando transferência para Londrina ou Curitiba a fim de receber tratamento especializado.
Outras pessoas ficaram feridas, mas com menor gravidade, por isso foram encaminhadas a hospitais menores da região Sudoeste do Paraná.
DOIS MORTOS
A explosão de um digestor, seguida de desmoronamento e incêndio de parte da estrutura, ocorreu por volta das 20h de ontem e deixou dois mortos. Os corpos de Leotério José Mieczikovski, de 47 anos, e Rogério André Trampusch, de 35, foram levados ao IML (Instituto Médico Legal) de Francisco Beltrão para necropsia e ainda não foram entregues aos familiares.
Por conta da tragédia, bem como dos problemas operacionais do frigorífico, a direção decidiu suspender as atividades da empresa nesta quarta-feira. Não há, até o momento, qualquer informação oficial, mas acredita-se que os trabalhos sejam retomados amanhã.
A EXPLOSÃO
Segundo o Corpo de Bombeiros, a explosão projetou a tampa de um digestor contra quatro funcionários. O restante do equipamento foi arremessado com tanta força para o outro lado, que chegou a atravessar uma parede e atingir outros dois funcionários que estavam em uma sala.
"Nós tivemos certa dificuldade, principalmente, porque houve um dano estrutural nesse local, e o equipamento que se rompeu - digamos assim - com a explosão é um equipamento com um peso muito elevado. E inclusive estava sobre uma das vítimas, onde a gente teve que fazer a suspensão desse equipamento para poder retirar a vítima do local", afirmou o sargento Sott, do Corpo de Bombeiros.
Peritos já estiveram no local e coletaram todos os dados necessários a identificar as causas e possíveis responsabilidades pelo acidente. (Foto: Marcos Lima)