Dois inimigos, uma só guerra
Sei que o leitor já deve estar até as tampas de tanto ler e ouvir sobre este assunto, mas como se está abarrotado de exemplos de que a maioria esmagadora da nossa sociedade não se mostra preparada para entender e abraçar o que realmente é prioritário, neste cenário de pandemia mundial e epidemia local é oportuno insistir em um alerta importantíssimo para todos os paranaenses. Se por um lado muitos estão entocados em casa neste momento para se proteger do maldito coronavírus, por outro poucos estão realmente empenhados em combater outro feroz inimigo, este visível e que habita muitos de nossos quintais. Fruto do relaxo dos sujismundos, que mantêm em casa verdadeiros criames de Aedes agypti, a dengue causou 57 mortes no Estado de agosto passado até agora, enquanto a Covid-19 - que é bem mais recente, é verdade - até agora não matou um paranaense sequer. Este momento de recolhimento, portanto, é mais que oportuno não só para refletir sobre ambos os problemas, mas também para ir à luta e fazer uma faxina completa em casa, de forma a não dar asas a esse terrível mosquito - que, vale lembrar, também transmite a zika, a chikungunya e a febre amarela.
Amop se mobiliza
Reunidos on line para evitar eventual contaminação, os prefeitos da Amop decidiram uniformizar os decretos municipais com vistas a barrar o avanço do coronavírus no Oeste do Paraná. Mas não esconderam preocupação quanto à falta de recursos financeiros, técnico-operacionais e também de estruturas físicas para fazer frente a toda demanda. E diante do cenário atual, a eleição da nova entidade, que ocorreria sexta-feira agora (27), foi adiada em 30 dias.
Papel de todos
?As consequências são preocupantes. Mas todos estão fazendo a sua parte e contribuindo para a diminuição da mobilidade das pessoas. É um desafio histórico para todos os agentes políticos, empresários, trabalhadores e sociedade civil. A prioridade da vida e da saúde precisa ser integrada à sustentabilidade social e econômica?, destaca o presidente da Amop e prefeito de Jesuítas, Junior Weiller, ressaltando que a entidade irá disponibilizar decretos padrão com as medidas mais recomendadas para este momento a todos os municípios associados.
Contra o tempo
Expira em uma semana o prazo para que Cascavel faça sua própria reforma previdenciária. Por isso o presidente Alécio Espínola, depois de receber o presidente do IPMC, Walter Parcianello, deverá confirmar a realização de sessões na segunda e na terça-feira próximas, ao contrário do que ocorreu nesta semana, quando as votações foram suspensas por conta do coronavírus.
Petulância
O ditado popular diz que o choro é livre, mas na área judicial ele supera todo e qualquer limite do tolerável. Saiba o leitor que a defesa de Edison Brittes, que confessou ter matado o jogador Daniel Correia de Freitas como se estivesse carneando um porco, entrou com pedido de prisão domiciliar ao seu cliente para que ele não fique vulnerável ao coronavírus. É muita cara de pau!
Caso à parte
Apesar de estar condenado a 17 anos, 9 meses e 23 dias, Roberto Gonçalves, ex-gerente internacional da Petrobras, teve melhor sorte que o assassino confesso Edison Brittes. Por ter 65 anos de idade e se encaixar no grupo de risco do coronavírus, ele obteve da juíza Gabriela Hardt, que assumiu o lugar de Sergio Moro na Lava Jato, o direito à prisão domiciliar. Uma pergunta pertinente: quantos brasileiros vítimas da Covid-19 seriam salvos durante essa pandemia se o dinheiro desviado por Gonçalves et caterva da Petrobras tivesse sido investido na saúde pública?
* Pílulas
* Em tempos de pandemia, o Aeroporto de Cascavel está praticamente às traças, como ocorre com os da maioria das cidades brasileiras. * E nem poderia ser diferente, pois praticamente ninguém mais está se atrevendo a viajar por conta da pandemia do coronavírus. * Diferente de outros órgãos públicos do Estado, o Tribunal de Contas do Paraná está totalmente fechado desde ontem. * Os servidores seguem trabalhando de casa, mas os prazos processuais e administrativos foram todos suspensos até 30 de abril. * A Petrobras voltou a reduzir hoje o preço da gasolina nas refinarias, e desta feita em nada menos que 15%. * Resta saber quando esse corte chegará efetivamente às bombas para beneficiar os consumidores, que são a parte mais frágil da cadeia.