Expediente meia boca
A Câmara de Cascavel também decidiu dar sua colaboração para reforçar a guerra que a cidade trava contra o temível coronavírus, cujo poder letal segue sendo desafiado por"especialistas"de plantão, que não entendem patavina de epidemia, e religiosos fanáticos como o pastor Silas Malafaia, que parecem preferir conduzir seus fiéis como uma espécie de manada rumo ao matadouro. Por determinação da mesa diretiva, já a partir desta quinta-feira (19) e pelos próximos 15 dias, o expediente será apenas matutino (das 8 às 12 horas) e com os servidores em sistema de revezamento, ou seja, folgando mais do que trabalhando. O que não muda por ora são as sessões das segundas e terças, mas que desde o início desta semana estão sendo realizadas a portas fechadas, ou seja, sem plateia. "Queremos evitar que servidores e vereadores sejam contaminados e venham a contaminar outras pessoas mais vulneráveis, sobrecarregando assim o sistema público de saúde", explica o presidente Alécio Espínola.
À distância
A mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná estuda a possibilidade de implantar um sistema de votação remota, ou seja, que as sessões possam ser realizadas de modo virtual e que os deputados analisem os projetos de lei em todas as suas fases e deem seus votos com smartphones ou outros equipamentos. O que a Alep já fez é dispensar boa parte dos funcionários e impedir o acesso de visitantes.
Voos também
O governador Ratinho Junior resolveu dar ouvidos às autoridades da saúde e, numa canetada só, vetou o ingresso no Paraná de ônibus oriundos de qualquer outra parte do País. E já trabalha insistentemente junto às autoridades federais para que essa medida valha também para as aeronaves, pois foi justamente o sistema aéreo que espalhou o novo coronavírus para o mundo todo.
Continência...
Em meio à grande preocupação que tomou conta de todos com a chegada do coronavírus, passou quase despercebida dos cascavelenses uma conquista extremamente relevante na área educacional. Trata-se da confirmação da implantação, na cidade, de duas escolas cívico-militares já para o próximo ano, feita pelo ministro Abraham Weintraub em vídeo gravado ao lado do deputado Evandro Roman e postado ontem nas redes sociais.
...para Roman
Defensor intransigente desse modelo educacional, Roman luta por isso há vários anos e logrou êxito agora graças, uma vez mais, à Itaipu Binacional, que, a pedido do Ministério da Educação, concordou em bancar a instalação de quatro novos colégios militares no Paraná - os outros dois serão em Foz do Iguaçu e Londrina.
* Pílulas
* Em Cascavel, os efeitos da pandemia de coronavírus já estão se fazendo sentir até nos atos fúnebres. * A partir de hoje, a recomendação da Acesc é para que as capelas destinadas aos velórios não reúnam mais de 20 pessoas de cada vez. * E que ninguém se surpreenda se a Rodoviária da cidade vier a ser fechada nas próximas horas. * Essa possibilidade foi admitida na manhã desta quinta-feira pelo próprio prefeito Leonaldo Paranhos. * Os indígenas de Nova Laranjeiras já não se contentam mais apenas em saquear a carga quando há algum acidente envolvendo caminhão na BR-277. * Nesta madrugada, por exemplo, eles roubaram todos os pertences do motorista que tombou uma carreta carregada de soja. * Por falar nisso, soou como alívio a decisão do STF de derrubar a liminar do ministro Marco Aurélio conclamando os juízes do País todo a soltarem os presos que estão no grupo de risco do coronavírus. * Menos mal, pois já tem bandidos de sobra à solta, e inclusive recebendo prêmio internacional oferecido por quem, definitivamente, não quer o bem do Brasil.