Fica para uma próxima
No dia em que o número de vítimas fatais do novo coronavírus no mundo superou a casa dos 5 mil, os grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro decidiram suspender as manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal que seriam realizadas neste domingo por todo o Brasil. A medida veio em atendimento a um apelo do presidente da República, feito na noite de ontem. "Queremos um povo atuante e zeloso com a coisa pública, mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente", alertou Jair Bolsonaro em cadeira nacional. Mas os políticos que hoje respiram aliviados com essa decisão que não se animem, pois os protestos serão remarcados. Quanto à nova data, a definição depende do tempo que o País levará para superar esse momento crítico à saúde pública.
Fake news
O novo coronavírus vem se propagando pelo mundo com uma rapidez impressionante, mas não maior que a das notícias falsas. Nesta sexta-feira, por exemplo, alguns importantes veículos de comunicação deram em "absoluta primeira mão"que Jair Bolsonaro havia contraído o dito cujo. Foi preciso o próprio presidente ir para as redes sociais desmentir o boato.
Imbróglio
Sob a alegação de que compete apenas à União legislar sobre normas de trânsito, o Governo do Paraná vetou integralmente o projeto do deputado cascavelense Marcio Pacheco aprovado pela Assembleia e que proíbe o bloqueio de rodovias do Estado durante a realização de obras de manutenção. Só que o veto foi derrubado em plenário, deixando no ar uma interrogação sobre a aplicabilidade ou não da proposta.
Teto digno
Francisco Beltrão será o próximo Município contemplado pelo programa Viver Mais Paraná, que financia a construção de condomínios para atender apenas idosos. O anúncio oficial foi feito nesta sexta-feira (13) pelo vice-governador Darci Piana e pelo presidente da Cohapar, o cascavelense Jorge Lange. Esse, aliás, será o 20º conjunto habitacional do programa.
Curso do TCE
As melhores práticas para que os órgãos públicos possam adquirir medicamentos com eficiência e bons preços serão o tema central de um curso que o Tribunal de Contas do Paraná promoverá na próxima terça-feira (17), no auditório da Unioeste em Cascavel. Ele terá o apoio da Amop e reunirá representantes das prefeituras do Oeste paranaense inteiro.
* Pílulas
* Cumprindo decisão judicial, Leonaldo Paranhos assinou hoje o decreto reajustando a tarifa do transporte coletivo de R$ 3,90 para R$ 4,10. * A cobrança do novo valor, no entanto, deverá começar apenas cinco dias após a publicação do decreto, que deve ocorrer neste sábado. * Deve chegar ao fim em poucos dias a passagem do empresário Edson Vasconcelos pela presidência do IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel). * "Meu compromisso com o prefeito Leonaldo Paranhos era por seis meses e esse prazo já venceu", diz ele, alegando a necessidade de se dedicar em tempo integral aos seus negócios. * Há cerca de dois meses alguns bairros de Cascavel ostentam placas alertando a população sobre o elevado índice de infestação pelo Aedes aegypti. * Essa "propaganda"se tornou necessária, infelizmente, diante do descuido de grande parte da população com a proliferação do vetor da dengue e outras doenças. * O Ministério da Saúde confirmou hoje que o primeiro brasileiro diagnosticado com o novo coronavírus já está inteiramente curado. * Isso prova que a covid-19, doença causada por esse minúsculo organismo, é perfeitamente tratável e que o problema pode perfeitamente estar sendo superdimensionado por diferentes interesses. * Pelo sim, pelo não, a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) decidiu hoje suspender a assembleia empresarial convocada para o próximo dia 26 e até o jantar alusivo aos seus 60 anos, que seria em 3 de abril.