Mamata com os dias contados
De nada adiantou a pressão do movimento sindical, pois o Governo do Paraná manteve o prazo final para revalidação do desconto em folha da mensalidade sindical cobrada do funcionalismo estadual. Quem não renovar a autorização até esta terça-feira (10) não terá o valor descontado a partir de abril. Em outras palavras, o servidor estadual não é mais obrigado a recolher os valores que há décadas garantem a sobrevivência de alguns poucos abnegados, mas bancam o dolce far niente de incontáveis líderes político-sindicais com histórico de ser contra tudo e todos - especialmente o contribuinte, que indiretamente ajuda a pagar essa conta. A decisão de acabar com a obrigatoriedade do desconto veio por meio de um decreto questionado em vão pelos sindicatos junto ao Ministério Público do Trabalho. Até o momento, apenas um terço dos cerca de 100 mil servidores paranaenses que liberaram o desconto da contribuição sindical em folha renovaram a autorização, o que coloca em xeque a crença segundo a qual uma categoria qualquer de trabalhadores só se faz forte quando unida em torno de um sindicato.
Emergência I
Muitos cascavelenses, infelizmente, ainda não se deram conta de que manter o quintal limpo é uma questão de sobrevivência. Por conta disso, a cidade pode já estar enfrentando uma epidemia de dengue, pois além dos 523 casos confirmados até ontem há outros 917 suspeitos, e muitos desses serão certamente confirmados. Como se isso não bastasse, há fortes suspeitas de que um homem de 81 anos falecido na semana passada em um hospital privado foi a primeira vítima fatal do Aedes aegypti. Portanto, não há escolha: ou matamos o mosquito, ou ele nos mata!
Emergência II
O quadro é tão grave que o prefeito Leonaldo Paranhos convocou reunião para esta quarta-feira (11) a fim de deliberar sobre a implantação de uma estrutura emergencial de apoio às redes pública e privada de saúde de Cascavel. A ideia é instalar um hospital de campanha com 60 leitos para atender especificamente pacientes com dengue ou Covid-19, que é a doença causada pelo novo coronavírus.
Povo na rua
Ao menos 25 cidades do Paraná já confirmaram a realização de atos públicos domingo (15) em defesa da moralização do setor público brasileiro, em especial do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. E dentre elas estão quatro da região Oeste: Cascavel (em frente à Catedral, às 15h), Foz do Iguaçu (na Praça do Mitre, às 9h), Marechal Cândido Rondon (no cruzamento das Avenidas Rio Grande do Sul e Maripá, às 15h) e Toledo (no Lago Municipal, às 9h).
Data marcada
Agora vamos a uma notícia boa: está confirmada para este sábado (14), com uma programação que irá das 14h às 18h, a inauguração do Ecopark Oeste, obra que irá beneficiar quase 70 mil habitantes da região do Bairro Santa Cruz, em Cascavel. A execução do projeto demandou um investimento de quase R$ 13,3 milhões, e grande parte do dinheiro veio de convênio com a Itaipu entabulado pelo deputado Evandro Roman.
* Pílulas
* A Câmara acaba de aprovar a inclusão de mais dois eventos no calendário oficial de Cascavel: do Circuito Thai Force e do Dia da Folia de Reis. * E que ninguém tome por surpresa se em breve os vereadores vierem a dar nome também a algum poste, pois as homenagens representam de 60% a 70% das propostas da atual legislatura. * O polêmico deputado londrinense Boca Aberta, que já chegou a usar tornozeleira eletrônica, conseguiu chamar a atenção da revista Veja por conta de uma proposta pra lá de polêmica. * Ele protocolou projeto de lei que prevê a amputação das mãos dos políticos que vierem, doravante, a ser condenados por atos de corrupção. * O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, de Foz do Iguaçu, é o 18º colocado entre as 41 melhores unidades hospitalares do País no ranking da revista Newsweek. * Construído pela Itaipu, ele tem 40 anos e ainda é mantido pela binacional, que acaba de anunciar mais um investimento de R$ 64,7 milhões na sua ampliação e modernização.