Maioria reprova apoio de Bolsonaro a protesto
Uma pesquisa realizada em dezembro passado pelo Datafolha levou preocupação ao Congresso Nacional. Pelo que foi apurado, 45% dos eleitores ouvidos no País todo reprovam o trabalho de deputados federais e senadores, índice 10 pontos maior que o registrado em agosto, ou seja, apenas quatro meses antes.
Ao contrário do que possa parecer, no entanto, isso não significa que a maioria da população esteja de acordo com a atitude do presidente Jair Bolsonaro de apoiar publicamente as manifestações marcadas para este domingo (15), por todo o País.
Levantamento divulgado nesta terça-feira (10) pela Paraná Pesquisas e que ouviu 2.020 eleitores de todos os Estados e do Distrito Federal de 4 a 6 deste mês de março mostrou que 52,2% dos brasileiros consideram errado e 40% consideram certo o presidente apoiar esses atos. E para uma fatia ainda maior (57,1%), isso é ruim para o País.
DEBOCHE
Independente desses índices, o fato é que nos últimos dias cresceu muito a convocação para os protestos de domingo. Em Cascavel, a convocação para o ato a ser realizado às 15h, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, está sendo feita inclusive por entidades representativas de importantes segmentos da sociedade.
É o caso do Sinduscon Oeste, que emitiu nota convocando a população por entender que "considerando a gravidade da situação que vivemos em relação ao enfrentamento e deboche demonstrado por nosso Congresso Nacional, desde tempos, mas agravado nas últimas semanas, não resta, por ora, senão a população brasileira sair às ruas, mais uma vez, em sinal de protesto".
"Entendemos que a seriedade do momento requer, incondicionalmente, que as entidades organizadas de nosso Município nos setores comerciais, industriais e de profissionais liberais divulguem entre seus associados, participem e - principalmente - se pronunciem em apoio às manifestações, pois são o anseio do cidadão de bem", acrescenta a nota. (Imagem: Divulgação Vem Pra Rua)