Toledo usa internet para levar transparência ao setor de saúde
Nos mesmos moldes do que já é feito em Cascavel, o site da Prefeitura de Toledo começará na próxima semana a disponibilizar, a todos os interessados, as listas atualizadas dos pacientes do SUS que aguardam na fila pela realização de consultas, exames e cirurgias na rede municipal de saúde.
A Lei 2.252, criada para esse fim, entrará em vigor na próxima terça-feira (1°) e ajustes estão sendo feitos pelo setor de informática para que o sistema funcione com a eficiência necessária.
Segundo o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, as informações serão publicadas em seis tópicos: lista da transparência, lista de espera por leitos hospitalares, lista do TFD, lista de medicamentos disponíveis na rede municipal, prestação de contas e lista de atendimentos realizados no mês anterior. "Assim o cidadão poderá acompanhar o seu pedido com mais clareza", explica.
FUNCIONAMENTO
As listas deverão conter código do usuário do serviço, gerado pelo Sistema SIG Saúde; data de inclusão na fila de espera, na Central de Regulação Estadual de Leitos ou no Sistema de Regulação do Consamu, conforme o caso; a especialidade, o exame, o procedimento ou a hipótese diagnóstica que o paciente aguarda; pedidos de urgência com mais de 30 dias de espera para consultas, exames e tratamentos fora de domicílio, e com mais de 72 horas de espera para transferência para leitos hospitalares. Mensalmente será publicada a lista dos pacientes atendidos. (Foto: Carlos Rodrigues)