Paraná pode ganhar um centro de apoio às vítimas de violência
O Governo do Estado vai instituir um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de implantação de um Centro de Referência e Apoio às Vítimas de Violência no Paraná. A medida foi determinada pela goverandora Cida Borghetti durante reunião com a coordenadora de Junta do Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de Ponta Grossa, Jurema da Silveira Gomes, e demais lideranças.
O objetivo é que o grupo faça a articulação entre os diversos componentes da rede de proteção às vitimas de violência. Ele será coordenado pela psicóloga Glaucia Mayara Niedermeyer Orth e pelo coordenador de Governo em Ponta Grossa, Pietro Arnaud Santos da Silva. A proposta é fazer um projeto-piloto no município e posteriormente estendê-lo a todo o Estado.
De acordo com coordenadora, a criação desse centro vai possibilitar um olhar mais humanizado e diferenciado às vitimas. "Nós já temos vários braços de atendimento dentro do Executivo e do Judiciário. O que falta é o diálogo e a integração entre essa rede. Esse centro vai viabilizar esse diálogo e esse apoio multidisciplinar às vítimas", afirmou.
O deputado federal Aliel Machado, que participou da reunião e incentiva a criação do centro, destacou que esse trabalho de justiça restaurativa é importante para proteger às vítmas que, muitas vezes, ficam dessasistidas por falta de integração dentro da rede de apoio. (Foto: Jaelson Lucas/ANPR)