No Brasil, quatro entre dez pessoas ainda não fazem a separação do lixo
No Dia do Meio Ambiente, uma pesquisa do instituto Ibope revela que o Brasil ainda tem muito a avançar para atingir níveis adequados de separação dos resíduos sólidos. Segundo o levantamento, divulgado na manhã desta terça-feira, quatro em cada dez brasileiros (39%) admitem não separar o lixo orgânico do reciclável e 76% não fazem a separação por tipo de material. Para piorar, quase um terço (28%) não sabe identificar por cores as lixeiras para coleta seletiva.
Apesar disso, 88% concordam totalmente que a forma correta de descartar o lixo é separando os materiais que podem ser reciclados e 95% acham que a reciclagem é importante para o futuro do planeta. E 56% dos entrevistados afirmaram não existir coleta seletiva em suas cidades.
PLÁSTICO
O Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 tem como lema "#AcabeComAPoluiçãoPlástica". O objetivo da ONU Meio Ambiente com isso é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.
Desta vez a data soma esforços à campanha #MaresLimpos, lançada para combater o lixo marinho e mobilizar todos os setores da sociedade global no enfrentamento deste problema, que se não for solucionado poderá resultar em mais plástico do que peixes nos oceanos até 2050.
CASCAVEL
Em Cascavel, a data está sendo marcada pela 17ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, cujos debates estão concentrados no Teatro Municipal Sefrin Filho. Palestras serão ministradas com foco na produção de energia a partir dos resíduos urbanos, na sustentabilidade das águas e na gestão de acidentes no transporte com produtos perigosos. Também serão realizadas visitas técnicas a uma estação de tratamento de esgoto, ao aterro sanitário e à Cooperativa de Trabalhadores Catadores de Material Reciclável.
A programação conta também com coleta de lixo eletrônico (televisores, computadores e outros equipamentos) em quatro pontos da cidade: na Avenida Brasil, em frente à Catedral, e nos estacionamentos da Unioeste, da FAG e do Supermercado Irani do Bairro Floresta. (Foto: Arquivo Google)