Parceria levará à rede estadual debate sobre energias renováveis
A secretária estadual da Educação do Paraná, Lucia Cortez, recebeu nesta segunda-feira o material produzido para o projeto Descomplicando as Energias Renováveis. A entrega foi feita pelo diretor-superintendente do PTI (Parque Tecnológico Itaipu), Jorge Augusto Callado, e pelo superintendente de Energias Renováveis de Itaipu Binacional, Paulo Afonso Schmidt.
Formado por uma cartilha impressa e outra em forma de audiobook, o material servirá como apoio pedagógico para educadores de diferentes níveis de formação, no compartilhamento de informações e conhecimentos sobre as energias renováveis no Brasil, de forma inclusiva e democrática.
"Não existe meio ambiente sem educação. E nada melhor do que fazermos a primeira entrega deste material à secretaria de Estado da Educação, aproveitando o início desta semana muito importante, de discussões sobre o meio ambiente", afirmou Callado.
De acordo com Lucia Cortez, a parceria com a Itaipu é muito importante e permitirá discutir um assunto essencial. "Nossos estudantes são o futuro. E discutir as energias renováveis é primordial. Aproveitar todo o conhecimento que a Itaipu tem a nos oferecer é extremamente importante. Vamos analisar a melhor forma de fazer com que este conteúdo chegue a todos os nossos alunos", disse.
O MATERIAL
O material é composto por uma cartilha resumida e uma versão mais completa, em áudio, com aproximadamente duas horas de duração, fruto de um intenso trabalho de pesquisa apoiado por três instituições de renome nacional dentro de seus setores: a Associação Brasileira de Energia Eólica, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica e o Centro Internacional de Energias Renováveis.
Os áudios em formato mais resumido também serão disponibilizados para as rádios de todo o Paraná por meio de uma parceria com a Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná). (Foto: Hedeson Alves/ANPR)