Venda do livro de J. J. Duran ajudará Uopeccan
Fosse Juan José Duran um cidadão norte-americano, muito provavelmente sua vida e sua história já teriam sido perpetuadas por uma megaprodução hollywoodiana. Argentino de nascimento, brasileiro por opção e jornalista de profissão, ele ingressou ainda muito jovem na vida pública e, a partir daí, construiu uma trajetória que foi da luta armada contra o regime peronista à constituição de uma família com 17 filhos (16 deles adotivos) ao lado da cascavelense Ana Maria Theodorovicz, passando por cárcere político, tortura, exílio e até mendicância pela sobrevivência.
Um pouco dessa história, as lições de humanismo de sua trajetória e sua visão crítica sobre os acontecimentos políticos dos últimos quase 100 anos da América Latina estão agora reunidos no livro ?J. J. DURÁN ? E os livres do mundo respondem?, organizado pelo médico e escritor Márcio Eduardo Couto e lançado pela Editora Aldeia em ato realizado na Associação Médica de Cascavel para marcar o aniversário de 90 anos do autor.
O livro reproduz parte dos quase 1.500 artigos escritos por Duran para os jornais Fronteira do Iguaçu e O Paraná denunciando o egoísmo das classes dirigentes e a utopia da justiça social apregoada por diferentes governos latinos e está à venda por R$ 50 o exemplar, na Livraria Schuster. O dinheiro arrecadado será integralmente repassado à Uopeccan (União Oeste Paranaense de Combate ao Câncer). (Foto Cesar Pilatti)