Feito lambari na minhoca
Avesso à folia e sem o polimento necessário para a lida com as redes sociais, Jair Bolsonaro andou causando novamente durante o Carnaval ao compartilhar com amigos, via Whatsapp, um vídeo sobre o ato público programado por grupos de direita para o dia 15 de março, em protesto contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Premeditada ou não, o fato é que a atitude do presidente provocou uma imediata e raivosa reação de pretensos defensores da democracia, que partiram para cima do presidente como um peixe faminto parte para cima de uma apetitosa isca. Os comandantes do Senado e da Câmara, o decano do STF Celso de Mello e até os ex-presidentes FHC e Lula foram babando para cima de Bolsonaro, como se ele (Bolsonaro) fosse uma ameaça à democracia brasileira maior que o papel desempenhado pelas instituições carcomidas pela corrupção de contornos epidêmicos que tomou o País de assalto no último cerca de um quarto de século. Querem enganar a quem?
Nome sugestivo
Chamado por bolsonaristas de "dia do foda-se", o ato de daqui a duas semanas e meia foi programado depois que se tornou público o seguinte desabafo do general Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) em conversa com os ministros Paulo Guedes e Luiz Eduardo Ramos sobre o orçamento impositivo:"Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se".
Lula volta...
Livre, leve e solto por decisão do STF, apesar de condenado, Luiz Inácio Lula da Silva, que outro dia deixou de prestar depoimento em um dos vários processos a que responde para ir ao Vaticano se encontrar com o papa Francisco, comunicou à Justiça durante o Carnaval que voltará a viajar ao exterior nos próximos dias.
...à Europa
A viagem se estenderá de sábado agora (29) até 12 de março, período em que o ex-presidente irá à França receber o título de Cidadão Honorário de Paris, à Suíça participar de um encontro do Conselho Mundial de Igrejas e à Alemanha para um encontro com lideranças do movimento sindical mundial.
Petezada em festa
Em Cascavel, enquanto isso, os militantes do PT vão se encontrar na noite de 6 de março próximo, na sede local da APP Sindicato, para um ato destinado a celebrar o 40º aniversário do partido. O convite dá como confirmadas as presenças de Gleisi Hoffmann, Enio Verri, Zeca Dirceu, Professor Lemos e Arilson Chioratto.
* Pílulas
* Por obra e graça do Carnaval, a Câmara de Cascavel fechou no fim da tarde da última sexta-feira e reabriu apenas no início da tarde desta quarta-feira. * Mas por ora apenas para atividades internas, pois sessão mesmo só voltará a acontecer a partir da próxima segunda-feira. * Por falar na Câmara, Cleiton Costa será o próximo homenageado com a Medalha de Mérito Cultural Darci Israel. * A proposição é do vereador Carlinhos Oliveira e reconhece os 50 anos de atuação cultural de Cleiton. * Apenas hoje é que os alunos da escola municipal do Brasmadeira voltaram às aulas, mas por enquanto estudarão no Centro Catequético da Igreja Santo Inácio de Loyola. * É que ainda vai levar certo tempo a conclusão da reforma e ampliação do prédio da escola, no qual a Prefeitura de Cascavel está investindo pouco mais de R$ 4 milhões. * Está marcada para sexta-feira agora a inauguração das obras de modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. * O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, virá de Brasília prestigiar a entrega das melhorias, que certamente irão incrementar ainda mais o turismo na tríplice fronteira.