Relações estremecidas
Se algum mestre de cerimônias desavisado Paraná afora se atrever a chamar Marcel Micheletto (foto) e Oriovisto Guimarães para fazerem parte da mesma mesa, correrá sério risco de ficar a ver navios. Municipalista de carteirinha, o deputado de Assis Chateaubriand rompeu relações com o senador de Curitiba por este ter protocolado projeto que pode levar à extinção de mais de 100 municípios paranaenses, 12 deles da região Oeste. "Quero pedir desculpa às pessoas que acreditaram em mim quando pedi para votarem no Oriovisto", desabafou Micheletto na audiência pública sobre o tema realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná. No mesmo discurso, o deputado desafiou o senador a "largar o seu jatinho de mais de 50 milhões de reais e vir andar com a gente de bicicleta, de carroça e até de jegue nos pequenos municípios para conhecer a realidade do Paraná". Oriovisto não respondeu publicamente, mas aos mais chegados não tem escondido profunda irritação com as críticas recebidas.
Apoio popular
Se de um lado é rejeitada quase de forma unânime por deputados, prefeitos e vereadores, de outro a proposta de Oriovisto tem a simpatia da maioria esmagadora da população. De cada 100 comentários feitos nas redes sociais desde a audiência pública de semana passada da Assembleia Legislativa, ao menos 95 foram favoráveis ao projeto de Oriovisto, que é muito similar à PEC do Pacto Federativo preparada pela equipe do ministro Paulo Guedes.
Regra três
Alvaro Dias esteve em Foz do Iguaçu no fim de semana para abonar a ficha de filiação ao Podemos de Paulo Mac Donald, que deixou o PDT depois de 30 anos. A ideia é que o ex-prefeito concorra à sucessão de Chico Brasileiro, mas como está com os direitos políticos suspensos, o senador já aproveitou para convidar o empresário Camilo Rorato a ingressar em seu partido e ficar como uma espécie de reserva de luxo para a eleição municipal de outubro deste ano.
Folga carnavalesca
Está marcado para amanhã o início da reforma para instalação de novos equipamentos no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, que poderia perfeitamente ter sido feita durante o recesso de final e início de ano, mas não foi. Resultado: os deputados participam nesta terça-feira (18) da última sessão do mês e depois voltam a se reunir apenas em 2 de março.
Prejuízo danado
Supostas violações cometidas pela BRF na produção de ração e premix fizeram com que o serviço sanitário da Arábia Saudita suspendesse temporariamente a importação de carne de frango das unidades da empresa em Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Apenas a primeira vinha fornecendo 6 mil toneladas/mês, o que dá uma dimensão do tamanho do prejuízo a ser herdado pelos avicultores do Sudoeste paranaense.
* Pílulas
* Cascavel possui pouco mais de 300 mil habitantes, mas ano passado mais de 848 mil consultas foram realizadas na rede municipal de saúde. * A média foi de 70,7 mil consultas por mês, com demanda bem maior às segundas-feiras. Por que será? * Até uma semana depois do Carnaval, troca de partido de detentores de mandatos eletivos não irá além do campo da especulação. * É que a chamada janela partidária prevista na Resolução 23.606/2019 do TSE irá do dia 5 de março ao dia 3 de abril. * A pedido de Sérgio Moro, Jair Bolsonaro encaminhou à Câmara Federal pedido de autorização para doação de dois helicópteros ao Paraguai. * São aeronaves usadas pertencentes à Polícia Federal e que se destinam a ajudar o país vizinho no combate ao contrabando e ao tráfico de drogas na fronteira. * Não procede que Osmar Dias tenha deixado o PDT para ser candidato a prefeito de Maringá pelo Podemos do irmão Alvaro. * O desmentido foi feito pelo próprio ex-senador, que decidiu abandonar a política para cuidar exclusivamente de seus afazeres de agricultor.