PT vai de Paulo Porto
Sem outro nome com bom potencial de votos que não seja o deputado Professor Lemos, o PT está indo buscar no "co-irmão" PCdoB alguém capaz de aglutinar as chamadas forças de esquerda e de levá-lo a ser novamente protagonista na disputa pela Prefeitura de Cascavel. Fechando seu segundo mandato de vereador e determinado a não continuar na Câmara, Paulo Porto filia-se ao partido no dia 6 de março para ser o candidato petista à sucessão de Leonaldo Paranhos. E para se dar bem nas urnas, ele aposta na polarização existente em âmbito nacional e ao fato de o candidato petista Fernando Haddad ter obtido 52.446 votos no segundo turno da eleição presidencial de 2018 em Cascavel. "É em cima desse universo de pouco mais de 30% do eleitorado que vamos trabalhar para chegar ao segundo turno", diz Porto, chamando atenção para o fato de todos os demais pré-candidatos serem de partidos aliados aos governos de Jair Bolsonaro e Ratinho Junior.
Adelino fica
Um numeroso grupo ligado a Adelino Ribeiro da Silva vai migrar em breve para o PV, mas ele ficará onde está."O meu futuro passa pelo PSC, que é o partido ideal para o meu projeto político?, disse na manhã de hoje o ex-deputado estadual e atual secretário de Obras Públicas da gestão Leonaldo Paranhos.
Gente sobrando
Com a filiação do polêmico radialista Sérgio Ricardo, nesta quinta-feira (13), subiu para 36 o número de pré-candidatos do PROS à Câmara de Cascavel. E como 32 é o número máximo, é possível que logo ali na frente alguns sejam realocados em partidos que integrarão a aliança majoritária para a disputa eleitoral de outubro deste ano.
Confiança
O advogado João Gustavo Bersch aposta na derrubada da decisão da Vara da Fazenda Pública de Marechal Cândido Rondon, que determinou o bloqueio de quase R$ 109 mil do ex-prefeito Moacir Froehlich e igual valor do ex-secretário municipal Altair Genz. Ele disse que sua confiança se baseia no fato de a contratação de uma empresa para lavagem de veículos da Prefeitura entre 2012 e 2013, que motivou essa condenação, ocorreu por meio de licitação pública, impossibilitando assim que a administração da época negociasse um valor menor pelo serviço.
Homenagem
Projeto protocolado nesta semana na Assembleia Legislativa concede o título de Cidadão Honorário do Paraná ao diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. "Há um ano no cargo, ele vem contribuindo de forma significativa com o Estado através da adoção de uma política de austeridade que mudou a gestão da usina e passou a ser exemplo de boa administração do setor público", justifica o autor da proposta, deputado Soldado Fruet.
Pesos-pesados
Foz do Iguaçu vai receber dias 28 e 29 deste mês alguns dos políticos mais expressivos do País para a reunião do Codesud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste), que irá debater o tema "A economia sustentável e a bioeconomia". Já confirmaram presença no evento os governadores Ratinho Junior (PR), Carlos Moisés (SC), Eduardo Leite (RS), João Dória (SP), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES).
* Pílulas
* A Câmara acaba de entregar um Voto de Congratulações à Acic, que irá comemorar 60 anos de fundação com um jantar no dia 3 de abril próximo. *"A história de Cascavel e da Acic se confunde e as duas cresceram muito além do que imaginavam os seus fundadores?, registra a moção, aprovada por todos os 21 vereadores. * Os conselheiros tutelares costumam enfrentar situações de risco em suas atividades, seja em que cidade for. * Por isso, o deputado paranaense Rubens Bueno apresentou projeto na Câmara Federal propondo que o direito ao adicional de periculosidade seja estendido a esses profissionais. * Nada menos que sete policiais civis foram presos de uma tacada só na manhã de hoje, em Londrina, acusados de desviar produtos apreendidos. * Dentre os presos estão inclusive um superintendente e um chefe de investigação de furtos e roubos.