População ajudará definir lista de aves ameaçadas de extinção no PR
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), em parceria com o Parque das Aves, lança nesta segunda-feira consulta pública para participação popular no processo de coleta de informações sobre aves nativas ameaçadas de extinção.
Essa é a primeira vez que o Estado promove uma consulta para a revisão da lista aberta a pessoas ligadas ao assunto, além de cientistas e estudiosos da temática que são sempre consultados.
Para o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, é preciso conhecer para preservar. "Para que as pessoas possam adotar a preservação e conservação da natureza como hábito é preciso informação, saber da importância da biodiversidade para os ecossistemas, conhecer a fauna dos biomas em que estão inseridas, bem como as espécies mais ameaçadas, justamente o objetivo da Secretaria com a edição da lista vermelha de aves", diz Bonetti.
Na consulta pública, especialistas e observadores de aves poderão enviar suas contribuições e registros do aparecimento das espécies em cada região através do site www.listavermelha.com.br. Essas informações serão avaliadas e validadas em um workshop que contará com a participação de especialistas (ornitólogos) com experiência na construção das listas de espécies ameaçadas no Estado.
De acordo com Carmel Croukamp, diretora do Parque das Aves, a proposta é promover a ciência cidadã. "Abrir para a sociedade a possibilidade de contribuir com o envio de informações sobre as aves paranaenses promove a inclusão social no processo de construção da lista, assim como aumenta a conscientização sobre o tema e a importância desse processo", diz.
NA PRÁTICA
A consulta em uma plataforma aberta e livre na internet é uma das etapas para a construção dessa lista. Após o encerramento dessa primeira fase, pesquisadores receberão todas as informações através do site e classificarão as espécies em categorias de ameaça, de acordo com critérios técnicos, seguindo uma metodologia internacional. Em seguida, os resultados serão validados em um workshop.
A etapa final será a publicação da Lista Vermelha de Espécies de Aves Ameaçadas no Paraná, sob a forma de um instrumento normativo que confere valor legal à lista.
As listas vermelhas de espécies ameaçadas de extinção são instrumentos de grande importância para a conservação da biodiversidade. Elas têm o objetivo de identificar as espécies em risco de desaparecimento e informar o grau de ameaça, além de constituir base legal para promover políticas públicas de proteção às espécies ameaçadas. (Foto: IAP)