Vacinação contra a aftosa febre é prorrogada por mais 15 dias
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) prorrogou a campanha estadual de vacinação contra febre aftosa até o próximo dia 15. O encerramento, a princípio, deveria ter ocorrido no último dia 31, mas a distribuição e a venda das vacinas foram prejudicadas pela greve dos caminhoneiros.
De acordo com o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, essa prorrogação segue a recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que adotou a medida em todo o País.
Segundo Dias, é obrigatória a vacinação e a comprovação da vacina de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. No Paraná, estima-se um rebanho de 4,2 milhões de cabeças nessa faixa de idade.
Com relação à unidade da Adapar em Cascavel, que é responsável também pelos rebanhos de Lindoeste e Santa Tereza, aproximadamente 60 mil animais devem ser imunizados. Até agora, de acordo com a médica veterinária Luciana Riboldi, 75% desse montante já foram imunizados.
Com esse novo prazo, espera-se regularização do estoque de vacina nos revendedores, e que os produtores rurais tenham maior autonomia para a vacinação e a sua comprovação.