Em Cascavel, 17ª Conferência do Meio Ambiente terá coleta de lixo eletrônico
Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente), Prefeitura de Cascavel e Sanepar promovem nesta terça-feira (5) a 17ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, cujos debates serão concentrados no no Teatro Municipal Sefrin Filho, com início às8h.
A gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana, que preside o Comam, destaca a importância da participação da população e das entidades da cidade. "A conferência é o espaço da discussão, da formulação e da implementação de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável", diz.
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, temas sobre a produção de energia a partir dos resíduos urbanos, a sustentabilidade das águas e a gestão de acidentes no transporte com produtos perigosos serão foco das palestras.
A primeira palestra será do engenheiro químico Elmo Rowe Júnior, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O engenheiro Luciano Rodrigues Penido, da Unidade de Recursos Hídricos da Sanepar, vai abordar a sustentabilidade das águas, e o capitão PM Murilo Sinque de Paula, coordenador regional da Defesa Civil, falará das implicações dos acidentes com cargas perigosas.
O ônibus EcoExpresso Sanepar, que mostra o ciclo da água do rio ao rio e os cuidados para a preservação do meio ambiente e a garantia da qualidade da água dos mananciais, ficará aberto à visitação pública defronte ao teatro, das 8h às 17h.
No período da tarde, os participantes poderão acompanhar as visitas técnicas à estação de tratamento de esgoto da região Norte da cidade, ao aterro sanitário e à Cooperativa de Trabalhadores Catadores de Material Reciclável, localizada na Avenida Barão do Rio Branco. Para isso, será necessário se cadastrar no local da conferência. Em paralelo, será feita a simulação de um acidente com produtos perigosos na área do estacionamento. A saída para as visitas técnicas está marcada para as 14h, ao lado do Teatro Municipal.
LIXO ELETRÕNICO
Desta feita, no entanto, as atividades não serão concentradas num só dia. Na terça-feira será feita a coleta do lixo eletrônico, durante a qual a população poderá dispor dos de televisores, computadores e outros equipamentos que não são mais utilizados em quatro pontos da cidade.
Na Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, será montada uma tenda onde serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e onde estarão os recipientes para a coleta dos eletrônicos. Os outros três pontos de recebimento dos resíduos eletrônicos serão nos estacionamentos da Unioeste, da FAG e do Supermercado Irani do Bairro Floresta. Três furgões serão usados para recolher os resíduos, cuja entrega precisará ser feita das 8h às 18h. (Foto: Arquivo)