Conferência em Foz do Iguaçu reúne rotarianos da tríplice fronteira
A governadora Cida Borghetti retornou a Foz do Iguaçu para prestigiar, na sexta-feira à noite, a abertura da Conferência Internacional Sem Fronteiras, que se estende neste sábado, o dia todo, e reúne alguns dos principais nomes ligados ao Rotary Club do mundo todo, mas principalmente rotarianos do Brasil, Argentina e Paraguai.
"O Rotary é uma entidade que hoje une aqui a tríplice fronteira. Um grupo internacional de amigos solidários que busca o bem e a fraternidade. Caráter humanitário sempre foi um lema da instituição que não mede esforços para ajudar o próximo, são várias nações em busca do bem comum", destacou Cida em sua palestra.
Segundo a governadora, esse evento é um momento ímpar para compartilhar experiências, solidariedade coletiva e determinação, tendo como pano de fundo as Cataratas do Iguaçu, uma das maravilhas naturais do mundo. "A solidariedade é a melhor maneira de unir os povos", acrescentou.
A CONFERÊNCIA
Organizada pelos governadores do Distrito 4630, Mauro Carvalho Duarte Júnior, e do Distrito 4845, Julian Ortiz, a conferência é uma oportunidade para a troca de experiências entre os cerca de 3,5 mil rotarianos dos países vizinhos.
"Nós temos muitas ações desenvolvidas em prol da comunidade e estamos aqui mostrando para essas três culturas o que podemos fazer, não só na nossa região, mas em todo o planeta, pois o Rotary leva benefícios a qualquer lugar do mundo", afirmou Duarte Júnior, ressaltando também a importância de continuar o trabalho conjunto com o Governo. O Distrito 4630 abrange os municípios da região Noroeste do Paraná.
Todo o território do Paraguai e o Norte da Argentina foi representado pelo Distrito 4845. "Um dos eventos mais importantes do Rotary de capacitação e motivação a nível internacional. Um evento único para entrelaçar vínculos e conviver com diferentes pessoas", destacou Julian Ortiz.
VOLUNTARIADO
O Rotary Club é uma associação de clubes de prestação de serviços que tem como objetivo unir voluntários e líderes comunitários em ações de caráter humanitário, além de promover os valores éticos da paz, da fraternidade e da solidariedade.
Levar os gestos e ações de boa vontade aos desamparados é a sua maior premissa. O Brasil tem mais de 50 mil rotarianos espalhados por mais de dois mil clubes e 38 Distritos. Em todo o mundo, mais de um milhão de pessoas estão filiadas ao Rotary, que se intitula a maior ong do planeta.
PRESENÇAS
Também estiveram presentes no evento os secretários de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis, e da Comunicação Social, Alexandre Teixeira; o diretor-presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski; o representante do presidente do Rotary Internacional, Ian Riseley; o presidente da Fundação Rotária, Paul Netzel, e outros líderes da instituição. (Foto: Jonas Oliveira/ANPR)