Um desafio gigante
Se pouco ou nada significa do ponto de vista concreto, uma vez que será mero cumprimento de formalidade tendo em vista que os eleitos em outubro do ano passado já estão exercendo suas funções há vários dias, a posse dos novos gestores da Unioeste, marcada para as 19h desta quinta-feira (16), no auditório da Reitoria, tem um valor simbólico que nenhuma outra teve. Mais do que operar com responsabilidade e resolutividade um orçamento bem próximo da casa dos R$ 3 bilhões e equivalente a dois anos de arrecadação da Prefeitura de Cascavel, a quinta maior do Paraná, os novos reitor, vice-reitor e diretores de campus e de centros precisarão se esmerar em ações capazes de levar ao resgate da imagem da universidade perante a opinião pública, pois esta foi grandemente desgastada ao longo dos últimos anos. O lado bom é que o novo reitor, Alexandre Weber, possui uma identificação com a Unioeste como nenhum de seus antecessores, além de ser um profundo conhecedor das reais prioridades para seus quatro anos de mandato. E também que sua equipe é composta por pessoas com perfil muito parecido ao dele.
Vice e diretores
Como novo reitor, Alexandre Weber contará, para bem executar sua difícil e nobre tarefa, com o auxílio direto do vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello e dos diretores de campus Aníbal Mantovani Diniz, de Cascavel; Fernando José Martins, de Foz do Iguaçu; Adilson Carlos da Rocha, de Francisco Beltrão; Remi Schorn, de Toledo. e Davi Felix Schreiner, de Marechal Cândido Rondon.
Outros auxiliares
Também tomarão posse os diretores de centros Marcio José Mendonça, Carlos José Maria Olguin, Ralpho Rinaldo dos Reis, Delci Grapegia dal Vesco e Acir Silva Dias, todos de Cascavel; Romeu Reginato, Valdir Serafim Junior e Samuel Klauck, de Foz do Iguaçu; Silvia de Freitas Mendes, Ricardo Carvalho Leme e Franciele Aní Caovilla Follador, de Francisco Beltrão; Cesar Augusto Battisti, Patricia Sala Stafusa Battisti e Élvio Antônio de Campos, de Toledo; Nardel Luiz Soares da Silva, Edilson Hobold e Valnir Alberto Brandt, de Marechal Cândido Rondon.
Mais parceiros
E como importante ponto de apoio para realizar uma gestão verdadeiramente eficiente, o novo reitor terá na Casa Civil do Governo do Estado dois parceiros de primeira hora. O secretário Guto Silva e o superintendente Gugu Bueno, que são de Pato Branco e Cascavel, respectivamente, foram ao encontro dele (foto) para se colocar à disposição para defender os interesses da universidade em Curitiba. Guto saiu da reunião apostando que Alexandre Weber "vai fazer profundas transformações" na instituição.
* Pílulas
* A reabertura da Estrada do Colono, ligando o Oeste ao Sudoeste do Paraná, será uma das pautas prioritárias da Amop ao longo de 2020. * Prova disso é que o tema foi escolhido para centralizar o debate logo da primeira reunião do ano da entidade, marcada para a próxima segunda-feira (20), em Cascavel. * Surgida há quase um século, a Estrada do Colono está fechada há 18 anos e sua reabertura está prevista em projeto do senador Alvaro Dias em tramitação no Congresso Nacional. * Aviso importante aos prefeitos: vai só até este domingo (19) o prazo para adesão ao programa do governo federal Município + Cidadão. * Ele oferece apoio às prefeituras para realização de eventos esportivos e culturais, além de cursos profissionalizantes e iniciativas de prevenção às drogas e incentivo às crianças e aos idosos.