Frota 0 km reforça a defesa da agropecuária paranaense
A Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) acaba de receber 20 veículos utilitários para o reforço dos serviços de defesa animal, frutos de uma parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
"De tijolo em tijolo, estamos construindo uma casa, um ideal do ponto de vista sanitário", disse o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. "Este é um ano para ficar marcado, não superamos todas as dificuldades, mas estamos evoluindo, o que é bom", acrescentou.
Durante a entrega dos veículos, Ortigara fez um relato das principais ações do ano, entre elas a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, a separação do Paraná do bloco de 14 estados que vacinam contra a peste suína clássica e o novo zoneamento da soja, que respeita as diferenças climáticas do Estado. "O mérito é muito dos colaboradores, do trabalho que fazem todos os dias", afirmou.
BARREIRAS
Ele reforçou que ainda há muitas ações a serem desenvolvidas. Uma das mais próximas é o fechamento das barreiras interestaduais, no dia 1º de janeiro próximo, para cumprir as normas em relação ao ingresso de animais vacinados contra a aftosa no Estado. Para isso, os veículos que foram entregues pelo Ministério da Agricultura serão importantes.
"Cada veículo desses tem um potencial enorme de atenção, de vigilância, de fiscalização, de monitoramento. É uma ferramenta de trabalho que também é um auxiliar do poder de polícia para a gente coibir práticas ilícitas", detalhou Norberto Ortigara.
O presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, destacou que foram feitos muitos esforços durante o ano para valorizar cada um dos servidores da instituição. Ao mesmo tempo, conclamou a todos para a continuidade do trabalho de defesa da saúde animal, particularmente em relação à pretensão de o Estado ser declarado internacionalmente como área livre da febre aftosa sem vacinação. "Estamos preparados, teremos gente da Adapar em todos os 33 postos", garantiu. (Foto: Divulgação Seab)