Sindicalismo de fantoches
As cenas que inundaram as redes sociais a partir da metade da tarde de ontem, quando servidores grevistas invadiram a Assembleia Legislativa, tornaram ainda mais incerto o horizonte da educação ofertada pela rede estadual de ensino do Paraná, onde a louvável dedicação de uma maioria abnegada vem sendo cada dia mais apequenada por uma minoria defensora do"ganhar sempre, não importam os métodos". Imagens de pseudo educadores depredando a sede do Legislativo com o rosto coberto por um pedaço de pano para dificultar a identificação deram à população a prova que faltava de que nosso Estado segue sendo um dos maiores redutos do radicalismo predominante no histórico político recente do Brasil e que levou o País à maior crise econômica e moral de sua história. O acerto da APP em defender os direitos dos educadores, por mais que a reforma em debate seja imprescindível para evitar a falência da ParanaPrevidência em poucos anos, foi suplantado pelo uso equivocado de"autômatos"treinados para agir de forma violenta e desarrazoada. Não obstante o fato de a superação de uma crise financeira como a que o Estado enfrenta não poder prescindir do sacrifício de todos, o funcionalismo estadual precisa se dar conta que é uma classe privilegiada no momento atual, pois ainda tem emprego garantido pelo direito à estabilidade, enquanto um de cada quatro irmãos paranaenses está vivendo dos chamados"bicos"por falta de emprego.
Contra o tempo
Ainda sobre o tema da nota de abertura desta coluna, vale ressaltar que Estados e Distrito Federal têm prazo só até 31 de julho de 2020 para adequar seus sistemas previdenciários à reforma em âmbito federal aprovada recentemente pelo Congresso. O Paraná, portanto, saiu na frente, enquanto outras unidades da Federação acabarão tendo que fazer isso no afogadilho, no início do próximo ano.
Meneghel
O ministro Sergio Moro fez uma alusão indireta a Cascavel ao ser ouvido hoje, na CCJ do Senado, sobre o pacote anticrime. Para ilustrar o clima de impunidade que se estabeleceu no País a partir da recente derrubada da prisão após condenação em segunda instância pelo Supremo Tribunal Federal, ele citou como exemplo o caso do agropecuarista Alessandro Meneghel, que voltou a deixar a prisão imediatamente após a decisão do STF.
Permuta
Cumprindo agenda oficial em Brasília, o prefeito Leonaldo Paranhos formalizou hoje proposta de uma nova permuta com a União. Ele sugeriu que a Prefeitura adquira uma área rural para assentar as famílias despejadas em maio passado da comunidade de Jangadinha e, em troca, receba do Governo Federal o antigo prédio do Incra, localizado no Bairro Neva, para instalar no local um Mercado Municipal.
Orçamento
O presidente Alécio Espínola já definiu o cronograma de votação da Lei Orçamentária Anual de 2020 pela Câmara de Cascavel. A proposta do Executivo, que recebeu um total de 21 emendas apresentadas pelos vereadores, será submetida ao plenário nas sessões de segunda e terça da próxima semana.
Cheque em branco
O grande debate na votação do Orçamento será em torno do percentual que o prefeito terá direito a remanejar sem a necessidade de autorização prévia da Câmara. A proposta do Executivo pede que o chamado cheque em branco seja de 30%, mas há uma emenda reduzindo isso para 25% e outra para 15%. Aliás, essa é uma polêmica que se repete todo ano.
Sem imposição
Os prefeitos de pequenas cidades que promoveram uma espécie de invasão a Brasília nesta semana, respiraram aliviados com uma declaração dada hoje por Jair Bolsonaro. O presidente declarou que, para o Governo Federal, não chega a ser"ponto de honra"a aprovação do dispositivo da PEC do Sistema Federativo que prevê a extinção gradual dos municípios com menos de 5 mil habitantes que não atingirem, em 2023, renda própria de no mínimo 10% de sua receita total.
* Pílulas
* Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur, será convidada de honra do Fórum de Turismo que será realizado hoje à noite, na Acic. * Sua vinda a Cascavel ocorre a convite dos vários órgãos envolvidos na promoção desse importante evento, dentre eles o Instituto de Planejamento Municipal. * O Teatro Municipal Frederico Sefrin Filho vai passar pela primeira reforma interna entre janeiro e março do próximo ano. * Deve ser conhecido na semana que vem o resultado da licitação para ampliação do espaçamento entre as poltronas e reparos na escadaria e no sistema de iluminação. * Uma operação realizada nesta quarta-feira pelo Gaeco colocou mais um obstáculo para o projeto de Gustavo Fruet de voltar a ser prefeito de Curitiba. * A ação foi desenvolvida a partir de denúncias sobre cobrança de propina para liberação de alvarás durante sua gestão passada, de 2013 a 2016. * Diante da multa diária de R$ 2 mil arbitrada pela Justiça, a APP Sindicato decidiu desocupar a Assembleia Legislativa na tarde de hoje.