Lago Municipal será casa da seleção brasileira de caiaque
"Cascavel tem um estádio de canoagem no centro da cidade e não apenas um lago. Além disso, a parceria com o Município e o CRC (Clube de Regatas Cascavel) contou muito para que a gente instalasse aqui em Cascavel a equipe nacional permanente de caiaque feminino, a partir de janeiro do ano que vem". A afirmação foi feita por Álvaro Acco Koslowiski, supervisor da CBCa (Confederação Brasileira da Canoagem) durante encontro com o prefeito Leonaldo Paranhos, ao presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, Léo Mion.
De acordo com Koslowiski, os critérios de escolha da cidade sede da Seleção Brasileira de Caiaque foram avaliados por toda confederação e as boas condições que o Lago Municipal oferece para a prática do esporte foram essenciais para que as quatro atletas viessem para Cascavel. "Esta é uma grande responsabilidade para toda a cidade. São adolescentes que estarão na seleção e que vão morar e estudar aqui. Temos que ter um cuidado especial com elas, para que seus pais fiquem tranquilos, sabendo que suas filhas serão bem cuidadas em nossa cidade. Nos orgulhamos em ter a Seleção Brasileira aqui em Cascavel", disse o prefeito Leonaldo Paranhos.
"Além das atletas da categoria de base, teremos a Ana Paula Verguts que está se preparando para as Olimpíadas de Tóquio e também fará parte da equipe. As atletas morarão em Cascavel para se preparar para as Olimpíadas. O objetivo deste projeto é a renovação do caiaque feminino para o alto rendimento para o Brasil. A equipe deve iniciar os treinamentos no dia 20 de janeiro", completou o supervisor da CBCa.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, Leo Mion apontou as vantagens que a escolha de Cascavel trará para a cidade. "Seremos o cenário brasileiro rumo a Tóquio, pois teremos a Seleção Brasileira aqui e seremos uma grande vitrine para o mundo. A partir da instalação das raias, do píer e da implantação da seleção aqui, a Confederação já anunciou o investimento de mais de R$ 600 mil em barcos, suportes e equipamentos para esta logística. Então, Cascavel além de estar na vitrine como celeiro da canoagem, também estará trazendo investimentos de fora", disse. "Existe a possibilidade futura e já acordada com a Confederação Brasileira de Canoagem para a vinda de eventos nacionais, pan-americanos, sul-americanos e internacionais para Cascavel", acrescentou.
As nove raias com mil boias e o píer de 36 metros quadrados devem estar instalados até o dia 15 de janeiro. Já foi feita licitação para a aquisição destes equipamentos. "A Confederação Brasileira de Canoagem vai contratar técnicos e oferecer segurança e controle de treino para as atletas", concluiu Mion. (Foto: Secom)