Abono só para quem merece
Um balanço de maio de 2016, quando o Município tinha em torno de 8.500 funcionários, revelou que a Prefeitura de Cascavel recebia uma média diária de 67 pedidos de afastamento de servidores supostamente doentes, um número muito acima do razoável. Dava a impressão de que o serviço público era insalubre a tal ponto que era recomendável ao concursado encomendar o próprio caixão antes mesmo da efetivação no cargo escolhido. Mas mecanismos legais começam a ser empregados para acabar com essa farra bancada com o sagrado dinheiro do contribuinte. É o caso da lei criando um abono compensatório para os servidores da saúde que haviam perdido os adicionais de insalubridade e periculosidade em maio passado, proposta pelo prefeito Leonaldo Paranhos e aprovada pela Câmara nesta semana. Agora, para ter direito ao benefício o servidor precisará atender a uma série de critérios que não contemplam a esperteza daqueles useiros e vezeiros em usar atestados médicos duvidosos para ganhar sem trabalhar.
Condições
Para fazer jus ao abono compensatório, os servidores terão que preencher alguns requisitos básicos: não ter três dias ou mais de faltas não justificadas, não ter nota inferior a sete na avaliação de desempenho, não ter sido penalizados em processos disciplinares, não ter registro de atrasos que totalizem mais de três dias de falta ao longo do ano e não ter gozado de afastamento superior a 30 dias para gozo de licença sem vencimentos, dentre outros.
Mais respeito...
Falta só a sanção do governador Ratinho Junior para virar lei, no Paraná, projeto do deputado cascavelense Marcio Pacheco proibindo terminantemente o bloqueio de rodovias de todo o Estado para realização de obras de manutenção. No caso das rodovias pedagiadas, as concessionárias serão obrigadas a providenciar sinalização de acordo com a disponibilidade da pista ou acostamento para garantir o fluxo regular dos veículos.
...aos usuários
"O gerenciamento antiquado do controle do tráfego com a interrupção do fluxo de veículos no sistema 'Pare e Siga', alternadamente, é gerador de acidentes que muitas vezes são fatais. Obras mal gerenciadas, mal sinalizadas, com controle equivocado do tráfego, também acabam gerando outros problemas, como o aumento exponencial do tempo de viagem", disse Pacheco na justificativa de seu projeto, já aprovado em redação final pela Assembleia Legislativa.
Novas parcerias...
Os 48 municípios do Oeste paranaense que integram o Consamu bateram o martelo em torno de duas novas parcerias para melhorar o atendimento na área de saúde. Reunidos em assembleia específica para esse fim, os prefeitos decidiram assumir a gestão compartilhada do Hospital Regional de Toledo e também do Hospital de Retaguarda de Cascavel.
...pela saúde
Isso vai agregar quase 140 novos leitos à rede de atendimento à população desses municípios. Praticamente pronto há dois anos, mas ainda sem funcionar, o Hospital Regional de Toledo disponibilizará um total de 80 leitos. Já o Hospital de Retaguarda de Cascavel, que deverá ser inaugurado em março de 2020, irá operar com 58 leitos quando estiver em pleno funcionamento.
* Pílulas
* Os chamados amigos do alheio também adoram o fim de ano, que é quando as pessoas de bem costumam andar com mais dinheiro no bolso para as compras de Natal. * Por conta disso, a reunião desta quinta-feira da Acic vai tratar especificamente sobre práticas adicionais de segurança para o comércio cascavelense durante o mês de dezembro. * O empresário Phelipe Mansur agendou para 19 de dezembro sua filiação ao Republicanos (ex-PRB e ligado à Igreja Universal) de Foz do Iguaçu. * Ele, que já passou por PHS, Rede e PSDB, se prepara para concorrer à sucessão do prefeito Chico Brasileiro. * Seguindo parecer do Conselho de Ética, o Cidadania23 do Paraná expulsou de seus quadros João Ricardo de Mello e Laércio Pereira Correia, prefeito e vice de São Gerônimo da Serra. * O motivo foi a prisão de ambos pelo Gaeco durante a Operação Dejá Vù sob acusação de participarem de um esquema de fraude a licitações. * Governo do Paraná (via Secretaria da Segurança Pública) e Polícia Federal acabam de firmar um termo de compartilhamento de dados. * É mais uma ferramenta a ser usada no combate a diferentes práticas criminosas no Estado, especialmente a corrupção envolvendo agentes públicos. * O senador paraguaio Payo Cubas teve o mandato cassado nesta quinta-feira por ampla maioria de votos (23 a 1). * O motivo foi uma gravação em que ele aparece defendendo o assassinato dos cerca de 100 mil brasileiros que vivem no país vizinho.