Alep cria comissão para tratar do embarco europeu ao frango
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, determinou ontem a constituição de uma Comissão Especial para discutir os embargos da União Europeia à carne de frango paranaense, após a apresentação de um requerimento de autoria de Ratinho Júnior e subscrito por mais 17 deputados.
O objetivo é que o Poder Legislativo marque posição e faça uma manifestação firme e direta contrária ao veto europeu, uma vez que o Paraná é o principal produtor e exportador nacional de frangos. "Determinei que a comissão seja constituída para que faça o devido acompanhamento deste assunto, que é de extrema relevância para o Paraná", disse Traiano.
A comissão pretende, conforme previsão no requerimento aprovado, verificar a verdadeira causa do embarco, bem como a sua repercussão no mercado brasileiro. Para Ratinho Júnior, a medida pode gerar um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão e desestimular o segmento.
Diversos parlamentares, entre eles Elio Rusch, Guto Silva, Anibelli Neto, Pedro Lupion também fizeram manifestações em defesa da criação e da exportação paranaense e criticaram o embargo da União Europeia.
A Comissão Especial será suprapartidária, devendo ser composta por sete deputados, e vai contar com total apoio de outras comissões técnicas e temáticas da Alep.