A escola do professor Nereu
O MDB, já há algum tempo presidido no Paraná pelo ex-deputado João Arruda, promete realizar um criterioso trabalho de preparação dos filiados que pretendem concorrer às prefeituras e câmaras municipais de todo o Estado em 2020. E escolheu para comandar esse trabalho um de seus militantes mais experientes. Com a bagagem de sete mandatos na Assembleia Legislativa, o oestino Nereu Moura assumiu o papel de professor dessa escola de formação política ao ser guindado à presidência da Fundação Ulysses Guimarães. "Ele terá a oportunidade de levar a sua experiência de vida pública aos integrantes do partido de todos os cantos do Paraná", disse Arruda durante o ato de posse, ressaltando o fato de o ex-deputado ser um emedebista histórico. "Vamos fazer com que a FUG seja um patrimônio valioso do MDB do Paraná", prometeu Nereu, que encabeça uma diretoria formada, ainda, por José Antonio de Melo Filho como vice-presidente, Júnior Zarur como secretário-geral, Rogério Carboni como tesoureiro, Hermes de Araújo, Adão Bálico, Sergio Luiz Ribeiro, Nelo Morlotti e William de Jesus Lima como vogais e Fabiola Benvenuti, Andressa de Souza e Thiere Felipe de Lima como suplentes.
Sem avanço
A audiência pública realizada ontem à noite na APP não contribuiu em nada para demover o sindicato da ideia de deflagrar uma nova greve na rede estadual de ensino do Paraná a partir da próxima segunda-feira (2), muito pelo contrário. E nem poderia ser diferente, pois dela só participaram deputados que são contra a reforma da Previdência estadual, como se ela não fosse necessária e urgente.
Faltou diálogo
Mas esta greve não deve ser atribuída apenas ao radicalismo habitual da APP. Por mais que a proposta siga as normas definidas na reforma da Previdência Estadual, faltou à Secretaria de Estado da Administração a sensibilidade necessária para abrir o diálogo com o sindicato antes do envio do texto à Assembleia acompanhado de um pedido de urgência para que a questão seja resolvida antes do fim do ano.
A onça sumiu
A suposta onça parda que teria sido vista por duas frequentadoras na quinta-feira passada e por um vigia no fim de semana no Lago Municipal de Cascavel simplesmente tomou chá de sumiço. As câmeras do sistema de monitoramento nada registraram sobre o quadrúpede até agora, razão pela qual tanto o Lago quanto o Zoológico foram reabertos nesta terça-feira (26) para visitação pública no período das 7 às 19 horas.
Mandato em risco
Já foi protocolado na Câmara de São Miguel do Iguaçu um pedido de cassação da vereadora Flávia Dartora por quebra de decoro. Motivo: ela foi alcançada pela Operação WO, deflagrada na semana passada para desmontar um suposto esquema de venda de pedras à Prefeitura a preços superfaturados. O marido da vereadora seria um dos líderes do esquema.
Nova parceria
A gestão do general Joaquim Silva e Luna tornou a Hidrelétrica de Itaipu mais parceira do que nunca da administração de Foz do Iguaçu. Depois da segunda ponte Brasil-Paraguai, da Perimetral Leste e da ampliação do Aeroporto Internacional, agora a binacional vai bancar a construção das novas instalações da Delegacia da Mulher e do Instituto de Identificação, que ficarão em um terreno de 3,5 mil metros quadrados localizado na Avenida Jorge Schimmelpfeng. A intermediação foi feita pelo deputado Hussein Bakri, líder do Governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.
* Pílulas
* O ex-prefeito Salazar Barreiros já está em casa, restabelecendo-se do acidente de automóvel sofrido ontem de manhã, no centro de Cascavel. * Com um corte no lábio e uma pancada no tórax, ele ficou temporariamente em observação no Hospital São Lucas, mas está bem. * Amigos do alheio invadiram na madrugada desta terça-feira o Centro de Treinamentos do FC Cascavel, que se prepara para a disputa do Campeonato Paranaense. * Segundo a diretoria do clube, os criminosos levaram mais de R$ 10 mil em material de treinamento, computadores e uma pequena quantia em dinheiro. * O presidente Alécio Espínola já definiu o restante do calendário de sessões deste ano da Câmara de Cascavel. * Se não houver necessidade de convocação extraordinária dada a importância dos temas ainda a serem debatidos e votados, a última reunião será dia 17 de dezembro. * Um dos projetos ainda pendentes é o que reajusta o IPTU dos cascavelenses para o ano que vem. * Segundo Espínola, o prefeito Leonaldo Paranhos deverá propor a correção pela inflação dos últimos 12 meses. * O Conselho de Ética da Câmara Federal instaurou hoje processo por quebra de decoro contra Eduardo Bolsonaro por conta de suas declarações sobre o AI-5. * Esse fato contribui para aumentar ainda mais a polarização, que mergulhou o País na mais grave crise política das últimas décadas.