Operação abafa no STF?
Na semana em que o STF julga o processo sobre compartilhamento de informações do antigo Coaf sem autorização judicial prévia, marcado para esta quarta-feira (20), é oportuno refletir sobre duas manifestações de Luís Roberto Barroso, o ministro da Suprema Corte que mais fala a linguagem dos brasileiros de bem, a despeito do discurso rebuscado próprio do Poder Judiciário. Discorrendo sobre o que definiu como uma "operação abafa para tentar desmoralizar o combate à corrupção", ele previu ainda em abril de 2018, em palestra a estudantes brasileiros das universidades de Harvard e do MIT, em Cambridge, que "o processo vai começar no primeiro grau e não vai acabar nunca". E mais recentemente, em outubro passado, ao historiar a vergonha internacional desvendada pela Operação Lava Jato, previu em plena sessão do Supremo um futuro com céu de brigadeiro para "a corrupção praticada com inimaginável desfaçatez". De acordo com suas palavras, não é equivocado temer que o STF esteja na iminência de rebaixar o Coaf a um patamar irrelevante e, com isso, dar uma espécie de salvo conduto aos poderosos que foram presos e condenados pelo maior assalto ao erário da História do País. Por essas e outras, conclui-se que a velha expressão "em política, até vaca voa"é apropriada não só para os poderes Executivo e Legislativo, mas também para o Judiciário.
Segunda instância
Evandro Roman prometeu se empenhar ao máximo para que a prisão em segunda instância derrubada pelo STF e que permitiu a libertação de Luiz Inácio Lula da Silva e outros condenados famosos seja resgatada pelo Congresso Nacional. Esse compromisso foi assumido por ocasião do recebimento de um documento com cerca de 5 mil assinaturas de cascavelenses colhidas por movimentos de direita e entregue a ele pelo ex-presidente da Acic, Valdinei da Silva.
Perdão de dívidas
Se não houver uma reviravolta até lá, a Câmara de Cascavel concluirá amanhã a aprovação do projeto do Executivo que prevê a remissão de todas as dívidas até R$ 5 mil ajuizadas há três anos ou mais contra microempresas, empreendedores individuais e profissionais autônomos e que não tenham garantia de penhora. A proposta foi aprovada hoje em primeira discussão com apenas cinco votos contrários: dos vereadores Jorge Bocasanta, Fernando Hallberg, Pedro Sampaio, Policial Madril e Serginho Ribeiro.
Coincidência infeliz
Também nesta segunda-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade decreto legislativo que outorga do título de Cidadão Honorário de Cascavel em reconhecimento aos trabalhos prestados por Nilo Rezende sobretudo à população surda e portadora de fissuras lábio palatais. O homenageado é o proprietário da aeronave envolvida na tragédia de ontem em Espigão Azul, que já está sendo investigado por técnicos da Aeronáutica.
Providência tardia
A Câmara de Toledo começou nesta segunda-feira a apreciar projeto do vereador Airton Paula Savelo obrigando a divulgação, no portal da Prefeitura, de informações referentes às obras públicas municipais paralisadas. O que causa estranheza é o fato de essa obrigatoriedade não existir ainda. E não apenas em Toledo, pois esse é um problema há muito presente na maioria dos municípios brasileiros.
A volta de Nereu
Nereu Moura está retornando ao cenário político para assumir, na próxima segunda-feira (25), a presidência da Fundação Ulysses Guimarães, braço de estudos e pesquisas do MDB paranaense. A posse será no plenarinho da Assembleia Legislativa e o ex-deputado, que tem domicílio eleitoral em Catanduvas, vai substituir Requião Filho na função.
* Pílulas
* Duas cascavelenses serão homenageadas nesta segunda-feira, na Prefeitura, por seu desempenho na conquista, pelo Brasil, do Campeonato Mundial de Futsal para Surdos. * Uma é a goleira Waneza Wons e a outra é a artilheira Laellen Brizola, eleita a melhora jogadora da competição. * Ratinho Junior tem pressa em ver aprovada a reforma da Previdência específica do Governo do Paraná. * A proposta foi encaminhada nesta segunda-feira à Assembleia Legislativa para que possa ser votada antes do fim do ano. * Curitiba está sendo comandada nesta semana por um dos prefeitos mais jovens de sua história, mas representante de uma das famílias mais tradicionais da política paranaense. * Eduardo Pimentel, neto do ex-governador Paulo Pimentel, assumiu o cargo em substituição ao prefeito Rafael Greca, que foi à Espanha participar do Congresso Mundial de Inovação. * Vigentes desde setembro passado, os novos critérios de distribuição do Fundo Eleitoral beneficiaram principalmente o DEM. * O partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, vai abocanhar uma verba 7% maior que a estimada inicialmente para a campanha municipal de 2020.