Com escolta policial, Repar volta a distribuir combustível
Entre ontem e a manhã de hoje, 178 caminhões carregados com com 5,3 milhões de litros de combustível foram liberados no Paraná, segundo a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil. O balanço foi apresentado à governadora Cida Borghetti pelo grupo de trabalho na Casa Militar, criado para discutir as questões relacionadas à paralisação dos caminhoneiros.
A liberação das cargas de combustível no Paraná, lembrou Cida, é resultado do esforço do Governo do Estado para diminuir os efeitos da greve. Na segunda-feira, ela se reuniu com lideranças dos caminhoneiros no Palácio Iguaçu para formalizar um acordo.
"Com base no diálogo, chegamos a esse entendimento que permite o transporte de combustível em todo o Estado, e que beneficia os paranaenses", disse a governadora.
A Repar tem capacidade de processamento de 33 mil m³ de petróleo por dia e é responsável por cerca de 12% da produção nacional de derivados de petróleo. Ela atende os estados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.
CARGAS ESPECIAIS
Desde a sexta-feira (25), 2.137 veículos com cargas especiais, como insumos hospitalares, cargas vivas e produtos químicos, foram liberados para trafegar no Estado. Desse total, 90 precisaram de escolta policial. A liberação dessas cargas vem sendo negociada entre o Estado e os representantes dos caminhoneiros desde a quinta-feira (24).
Para facilitar a identificação desses caminhões, a Defesa Civil do Paraná distribuiu adesivos às secretarias estaduais, coordenadorias e ao setor produtivo. (Foto: Tribuna do PR)