Cusparada na cara do eleitor
O equivocado conceito de que os políticos não prestam - no Brasil e no mundo, cá entre nós, essa classe é um retrato fiel da sociedade como qualquer outra - ganhou eco uma vez mais entre o eleitorado curitibano nesta semana por obra e graça de uma desastrada decisão da Câmara. Acusada de se apropriar de parte dos salários dos funcionários de seu gabinete, a vereadora Katia Dittrich recebeu uma punição inusitada: foi proibida de usar a tribuna por um mês. A decisão foi tomada por uma junta de instrução formada três outros vereadores (Paulo Rink, Geovane Fernandes e Fabiane Rosa) e contribuiu para macular ainda mais a imagem do Legislativo da Capital paranaense, que há anos tem frequentado as páginas policiais quase tanto quanto as páginas políticas. Vale lembrar que esta é a segunda vez que Katia Dittrich é acusada formalmente da prática da chamada"rachadinha?, pois em 2017 ela já havia virado ré em um processo que acabou suspenso no meio do caminho por determinação judicial.
Pedras preciosas...
As mesmas pedras usadas para pavimentar o caminho destinado à obtenção de dinheiro fácil viraram um obstáculo e tanto na vida de empresários e agentes públicos do Oeste do Paraná nesta sexta-feira. A descoberta de que a Prefeitura de São Miguel do Iguaçu vinha comprando brita a preço de ouro levou a polícia a cumprir pelo menos nove mandados de prisão temporária e um de prisão preventiva.
...mas nem tanto
Segundo a delegada Rita de Cássia Camargo Lira, os investigados fraudaram R$ 19 milhões em licitações usando empresas laranjas. "O que ocorria é que a cada licitação trocava-se a empresa, mas as pessoas de fato por trás destas empresas eram as mesmas", explicou ela, acrescentando que alguns secretários municipais também faziam parte do esquema.
Quando o amor...
O valor de uma paixão pode ser mensurado também em cifrões. Isso ajuda a explicar o fato de a socióloga Rosângela da Silva - empregada por Jorge Samek na Itaipu sem concurso em 2015 a pedido de Luiz Inácio Lula da Silva - ter decidido abrir mão desse emprego de luxo, que lhe rende um salário de R$ 20 mil mensais, para se casar com o ex-presidente.
...cu$ta caro
Rosângela acertou seu afastamento da binacional ontem, mas só irá se desligar de fato em janeiro para poder desfrutar de um verdadeiro privilégio. É que na Itaipu, todo empregado com mais de dez anos de casa tem direito a férias de 30 dias úteis e não de 30 dias corridos, como acontece com outros servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada em geral.
* Pílulas
* O empresário Renato Silva e o secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, almoçaram juntos nesta quarta-feira na Churrascaria Gandin. * Entre uma garfada e outra, os dois certamente trocaram ideias sobre a participação do PRB na eleição de 2020 para a Prefeitura de Cascavel. * Leonaldo Paranhos já tem o aval da Câmara para dar seguimento ao projeto de construção de um conjunto habitacional específico para a terceira idade. * Na sessão de ontem, os vereadores aprovaram em redação final o projeto do Executivo destinando área de 10,7 mil metros quadrados para esse fim, localizada no Jardim Esmeralda. * Só hoje o produtor e diretor de cinema Rubens Gennaro recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadão Honorário do Paraná. * A entrega foi feita pelo primeiro secretário Luiz Claudio Romanelli e ocorreu exatos 20 anos após a concessão da honraria por proposição do então deputado Orlando Pessuti. * Alguns jabutis estão embutidos no pacote de medidas relacionado à área trabalhista baixado esta semana pelo presidente Jair Bolsonaro. * Dentre eles estão a revogação artigos da CLT que exigem diploma de nível superior para jornalistas, radialistas e publicitários.