Cooperativa de Ubiratã vai exportar frango para a China
Mais 13 plantas frigoríficas brasileiras foram habilitadas a exportar carne de frango, suínos e bovinos para a China, conforme anunciou hoje em seu Twitter a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Essa abertura incrementará sobremaneira as exportações brasileiras para aquele mercado asiático, que cresceram de 4,2% para 26,6% entre 2002 e 2018.
Dentre essas novas plantas credenciadas está apenas uma do Paraná: a da Unitá Cooperativa Central, com sede em Ubiratã e que produz carne de frango com a marca Copacol. Na mesma área, foram habilitadas as plantas da União Avícola Agroindustrial de Nova Marilândia (MT) e da Zanchetta Alimentos de Boituva (SP).
Na mesma leva foram habilitadas cinco plantas de carne suína do Rio Grande do Sul - da Seara Alimentos de Seberi e Três Passos, da JBS de Caxias do Sul, da Cooperativa Aurora de Sarandi e da BRF de Lajeado - e outras cinco plantas de carne bovina de diferentes Estados - da Marfrig Global Foods de São Gabriel (RS) e Patos de Lacerda (MT), do Frigorífico Sul de Aparecida de Taboado (MS), da Naturafrig Alimentos de Pirapozinho (SP) e da JBS AS de Senador Canedo (GO).
COMEMORAÇÃO
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) comemorou a notícia. Em nota, o presidente Francisco Turra afirmou que as plantas agora habilitadas vão "ampliar ainda mais a importância da China na pauta exportadora de proteína animal". Ele também lembrou que, com isso, o Brasil passou a contar com 16 plantas habilitadas a exportar carne suína e outras 46 habilitadas a exportar carne de frango para o mercado chinês. (Foto: Divulgação)