Cascavel vai sediar Congresso Estadual de Agricultura Urbana
Técnicos do Programa Agricultura Urbana, Território Cidadão, ONGs (Organizações Não Governamentais) e da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel), participaram hoje (5) de uma reunião para discutir os detalhes da realização do I Congresso Estadual de Agricultura Urbana, que será realizado em Cascavel no dia 27 de novembro.
A escolha de Cascavel prende-se ao fato de o Programa Agricultura Urbana desenvolvido pela administração municipal ser hoje um dos mais avançados no Estado em termos de área plantada e famílias beneficiadas. São 198 mil metros quadrados de áreas destinadas à produção de verduras, legumes, ervas medicinais e aromáticas.
O programa de Cascavel foi criado através da Lei Municipal 6.874, de julho de 2018, pelo prefeito Leonaldo Paranhos."Fomos um dos primeiros municípios do Estado a criar o programa e, com base nesta lei, o programa avançou muito. Somos um dos municípios com setor específico e com técnicos da área para atender as famílias que integram o programa?, disse o gerente do Território Cidadão, Ailton Lima.
A intenção é discutir e debater neste evento os rumos da agricultura Urbana em todo o Estado e até no País. "Recentemente foi aprovado na Câmara dos Deputados, pela Comissão de Agricultura, Pecuária e abastecimento Rural, o projeto de lei 303/19, que institui a política nacional de agricultura urbana, e Cascavel sai na frente realizando um congresso para debater e alinhar as diretrizes deste processo para os próximos anos em todo o País?, acrescentou Ailton Lima.
Já confirmaram participação no congresso Hans Dieter Temp, da ONG Cidade Sem Fome de São Paulo e Vilson Zoni, especialista em agroecologia de Marechal Cândido Rondon. Nos próximos dias teremos a programação completa deste evento. (Foto: Secom)