A prova dos noves das IES
Por divulgar, em absoluta primeira mão, os dados da pesquisa da empresa de consultoria educacional Hoper Educação, o Alerta Paraná vem colecionando desde sábado último muitos elogios e algumas críticas. Indiferente a essas reações, e como o bom jornalismo precisa retratar a verdade, doa a quem doer, fechamos nossa abordagem sobre o assunto com uma informação derradeira em torno do que mais interessa nessa discussão toda: a produção de pesquisas, que, na prática, é o que mais diferencia uma universidade de um centro universitário ou uma faculdade. As associações comerciais do Paraná inteiro estão se mobilizando para que a Faciap contrate imediatamente uma nova pesquisa para saber, de fato, o que está sendo entregue aos paranaenses pelas chamadas IES (Instituições de Ensino Superior) na área científica. Essa decisão partiu da descoberta feita pela Hoper de que as pesquisas quadruplicam o custo das nossas universidades estaduais. Pelo que foi apurado, as sete instituições mantidas pelo Estado se manteriam sem maiores dificuldades com algo próximo R$ 640 milhões por ano se oferecessem apenas graduação. O custo atual, no entanto, é quatro vezes maior: R$ 2,5 bilhões. Esse novo levantamento, portanto, será algo definitivo para saber se as IES estão cumprindo sua função social como dizem, ou não.
Chiadeira geral
Já é hora de a cidade de Cascavel contar com um espaço adequado para realização de grandes shows ao ar livre, pois não houve chá de erva doce suficiente para fazer com que os moradores vizinhos ao local onde aconteceu a festa dos 40 anos da TV Tarobá, em frente à Prefeitura Municipal, dormissem no último fim de semana. A ampla e bem localizada área do Autódromo pode ser uma alternativa.
Mais vigilância
O contingente da Guarda Municipal de Cascavel vai ganhar um reforço importante ainda nesta semana. O 6º BPM conclui na sexta-feira o curso de formação de uma nova turma, composta de 65 agentes, dentre eles oito mulheres, e cuja festa de formatura será no sábado, no Tuiuti Esporte Clube. Com isso, a partir da próxima segunda-feira a GM passará a contar com um total de 101 agentes.
Boicote
A rede de supermercados Condor e a imobiliária Habitec emitiram notas públicas informado que estão deixando de anunciar na Globo em protesto contra a linha editorial dessa rede de televisão, claramente contrária ao Governo Jair Bolsonaro. A gota d?água foi a reportagem relacionada ao assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. Se a moda pega...
A dança...
?PSL e outros emergentes dão salto de filiados, enquanto MDB, PT e PSDB encolhem?, diz manchete publicada na edição de ontem do jornal O Globo. Mais nova casa do deputado federal cascavelense Evandro Roman, o Patriota foi o partido que mais cresceu, saltando de 80.019 filiados em dezembro do ano passado para 317.503 em setembro deste ano, seguido do Podemos de Alvaro Dias e Oriovisto Guimarães, que subiu de 167.160 para 370.193.
...dos filiados
Também tiveram crescimento expressivo nesse período PSL (de 241.086 para 354.387), PSOL (de 150.130 para 185.230), Republicanos (de 398.563 para 428.977), PCdoB (de 297.452 para 423.118), Novo (de 26.215 para 48.539). Solidariedade (de 213.041 para 218.459), PROS (de 97.291 para 101.909) e PSD (de 327.038 para 330.474). Dentre os demais partidos, praticamente todos minguaram.
* Pílulas
* Os temporais do fim de semana deixaram produtores de frangos, suínos e leite de Itaipulândia e Missal sem energia por praticamente três dias. * Por conta disso, o deputado Soldado Fruet protocolou nesta segunda, na Assembleia, um pedido de ressarcimento dos prejuízos por parte da Copel. * Dos 211.308 estudantes paranaenses inscritos para a primeira etapa do Enem, 48.985 não compareceram para prestar a prova de ontem. * São quase 50 mil jovens que, no mínimo, atrasaram sua progressão escolar por diferentes motivos, dentre eles dormir demais após um sábado de festa. Uma pena! * A oposição paranaense pintou e bordou contra a contenção de gastos feita pelo ex-governador Beto Richa e seu sucessor Ratinho Junior. * Hoje se soube que, enquanto no Paraná a situação está sob controle, os governos do Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe não têm dinheiro para pagar o 13º de 1,3 milhão de servidores.