Censo mostra força do campo no Paraná, afirma Romanelli
O deputado Luiz Cláudio Romanelli afirmou nesta sexta-feira (25) que o resultado do censo agropecuário do IBGE mostra a força do Paraná como maior produtor de alimento do país. "O IBGE, mais uma vez, distingue o Paraná para divulgar o censo agropecuário de 2017. Os dados levantados balizam as políticas públicas voltadas à agricultura, agropecuária, agroindústria, agricultura familiar e toda atividade ligada ao agro", disse Romanell, que destacou o trabalho do diretor regional do instituto, Sinval Dias dos Santos.
"Uma parte considerável desse trabalho do instituto é resultado do empenho do Sinval Dias, um profissional dedicado há 40 anos ao IBGE e que busca sempre estabelecer uma parceria muito produtiva com o governo estadual", acrescentou Romanelli.
O censo aponta para um Paraná com crescimento vertiginoso e diversificado no agronegócio e que pode ampliar mais as atividades criando mais emprego a partir da industrialização. O recorte do IBGE mostra ainda o Estado entre os cinco maiores produtores do Brasil, na disputa pela liderança em segmentos importantes como soja, milho e suinocultura, e em primeiro lugar na avicultura. "Somos o maior produtor de alimentos do país porque o estado é rico, diversificado, com seus microclimas, culturas e produção", disse;
"O Paraná é um estado que aproveita cada palmo do solo e por isso somos tão ricos. O estado, como maior produtor de alimentos do país, está inserido num contexto internacional. O censo agropecuário contribui de forma significativa com as políticas públicas que devam ser desenvolvidas pelos governos estaduais, no caso do nosso estado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural", concluiu Romanelli. (Foto: Divulgação)