Cascá perde, Unioeste vence
Hoje é daquelas ocasiões em que os frequentadores habituais da sala da Reitoria da Unioeste precisam usar máscara contra afogamento por fumaça. Provavelmente o maior cliente da Souza Cruz na universidade, o reitor Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, certamente consumirá vários maços de cigarro ao longo do dia para aplacar a frustração pelas duas implacáveis derrotas sofridas na eleição encerrada no fim da noite de ontem. A mais emblemática é a da disputa pelo cargo mais importante da universidade, pois o candidato apoiado por ele, Edison Leismann, terminou em último lugar com apenas 10% dos votos. Isso é cinco vezes menos que a votação obtida pelo reitor eleito Alexandre Weber, a quem Cascá virou as costas imaginando que atrairia apoios suficientes ao seu projeto de ter um sucessor menos"sarna"em relação aos malfeitos de suas duas gestões apontados pelo Tribunal de Contas do Estado, ao qual terá que prestar contas ainda por um bom tempo. E a segunda mas não menos dolorida derrota foi na disputa pela direção do campus de Cascavel, na qual sofreu uma goleada histórica do professor Anibal Mantovani Diniz, eleito com nada menos que 61% dos votos mesmo competindo contra ele (Cascá) e a também professora Rosana Nazzari.
Grandes desafios
O orçamento da Unioeste, de quase R$ 3 bilhões para os próximos quatro anos, não é a única coisa gigantesca que o reitor eleito precisará administrar em sua gestão. Ele também terá que solucionar muitos problemas gerados por uma gestão empreguista e que rebaixou para segundo plano a meritocracia de professores, servidores e acadêmicos.
Perfil ideal
Reconhecidamente uma das principais reservas morais da Unioeste, Alexandre Weber é visto como alguém com o perfil adequado para recolocar a universidade nos trilhos do ponto de vista administrativo. Por isso, certamente não lhe faltará apoio dos diferentes segmentos externos para tomar as decisões que precisam ser tomadas e que certamente sofrerão resistência interna vinda dos beneficiários do modus operandi da era Cascá.
APP reage
?Ratinho descumpre lei e quer prorrogar mandato de diretores(as)"diz matéria postada no site da APP Sindicato."Nossa posição é totalmente contrária", declarou o presidente Hemes Silva Leão, para quem o projeto com essa proposta, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa,"atende a interesses políticos e não às necessidades e à realidade da nossa escola".
Mudança de cardápio
O tradicional sanduíche de pão com mortadela será substituído por um saboroso e robusto bolo neste domingo, em Curitiba, na festa que o PT realizará em frente à Superintendência da Polícia Federal para celebrar o aniversário de 74 anos de Luiz Inácio Lula da Silva.
Quem paga a conta?
Mas a direção petista está enfrentando um problema para atingir a meta de reunir 15 mil pessoas na festa ao ex-presidente, que nasceu em 27 de outubro de 1945 em Caetés (PE). É que muitos militantes estão abdicando do convite em forma de convocação porque o PT alega não ter dinheiro para pagar o transporte.
* Pílulas
* A abertura do Natal para Todos de Cascavel terá como principal novidade neste ano o uso de fogos de artifício de baixo estampido para reduzir o barulho. * Melhor seria se o tradicional foguetório fosse simplesmente abolido, pois o único efeito disso é queimar dinheiro público que poderia ser investido em algo bem mais útil. * A passagem do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, mexeu na programação da próxima semana da Câmara de Cascavel. * O presidente Alécio Espínola decidiu adiar para terça e quarta as sessões ordinárias que seriam realizadas na segunda e na terça. * Prefeitos de todo o Paraná vão se reunir no próximo dia 30, em Foz do Iguaçu, com deputados estaduais e o governador. * Na ocasião, a Assembleia Legislativa formalizará a devolução, ao governo, do montante que irá sobrar no seu orçamento deste ano. * Também em Foz, acontece amanhã e sexta-feira a convenção anual da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná). * Como a diretoria da Acic marcará presença nesse evento, a tradicional reunião desta quinta-feira do empresariado cascavelense foi suspensa. * Um ato na Prefeitura de Ponta Grossa marcou a instalação da sede do Governo do Estado nesta cidade na manhã de hoje. * Esta é a quarta interiorização desde o início do Governo Ratinho Junior - as primeiras ocorreram em Cascavel, Londrina e Maringá, respectivamente. * Eduardo Bolsonaro anunciou hoje que desistiu de vez de postular o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. * Fez bem, pois com essa história já causou muito prejuízo ao governo do pai Jair Bolsonaro - e, por extensão, aos brasileiros em geral.