Território Cidadão no Floresta terá até Festa Junina Inclusiva
A programação do Território Cidadão VII, que começa na próxima segunda-feira no Bairro Floresta, está praticamente fechada com as ações que as secretarias municipais deverão desenvolver durante o período de sensibilização.
A Secretaria de Assistência Social, por exemplo, já definiu a realização da Festa Junina Inclusiva, organizada pela Residência Inclusiva, que é o acolhimento para pessoas adultas com deficiência, com dependência e sem retaguarda familiar. Em Cascavel existem duas Residências Inclusivas, com capacidade para dez pessoas cada, todas com idade entre 18 e 59 anos.
"Os moradores vão organizar a apresentação com danças típicas, como a quadrilha, convidar entidades como Apae, o Centro de Educação Paulo Freire e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, tudo ficará a cargo deles, com supervisão da nossa equipe", adianta a coordenadora da Residência Inclusiva, Ariadyne Velho. De acordo com ela, este será um momento de inclusão dessas pessoas à comunidade. "Elas se sentem integradas, pertencentes àquela realidade".
Esta será a terceira festa inclusiva realizada pelo grupo e a primeira no Território Cidadão. "Todas as famílias com pessoas com deficiência que desejem participar da confraternização estão convidadas a comparecer no salão comunitário do Jardim Floresta, no dia 6 de junho, a partir das 14 horas, para prestigiar nossa apresentação. Todas as pessoas são nossas convidadas", conclui a psicóloga Maira Cabrera.
CRAS E CREAS
Também durante o período de sensibilização do Território Cidadão VII, a Secretaria de Ação Social, por meio do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), oferecerá oficinas de artes, musicalização, contação de histórias, pipa, oficinas recreativas serão voltadas a crianças e adolescentes.